Trata-se de Mestre Ana Saíde, docente da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática (FGTI) da Universidade Católica de Moçambique (UCM), que esteve em Timor-Leste durante 20 dias, no âmbito da mobilidade académica.
Em Timo-Leste, a docente da FGTI esteve no Instituto Profissional de Canossa, uma instituição parceira da UCM, onde houve troca de experiencias, através de formações, uma das quais sobre “BIG Data Analystic e Internet das Coisa (IoT)” aos professores e estudantes do curso de Técnicas de Computação do Instituto Canossa.
Durante o intercambio, foi manifestado o interesse de criar mais experiências e partilhas pedagógicas para o aperfeiçoamento coletivo e partilha de conhecimentos, onde foram formados grupos de estudo dos docentes e estudantes do Instituto Profissional de Canossa para fins de intercâmbio virtual das actividades lectivas com os docentes e estudantes da FGTI- Pemba.
Ainda na sua passagem por Dili, a Mestre Ana, orientou dois (02) workshops com os seguintes temas: “Gestão de Centros de Investigação Científica e Metodologias de Elaboração de Trabalhos Científicos para Tecnologias de Informação”.
Já em Moçambique, a docente da FGTI, apresentou-se à Direcção da Faculdade, apresentou a ocasião para falar da sua experiência em Timor-Leste, apresentou certificados e insígnias atribuídas pelo Instituto Profissional de Canossa, em reconhecimento e agradecimento à UCM-FGTI pela partilha de conhecimento.
Por: Hassna Abdulai, Assistente de Relações Públicas
Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo