O retiro do advento é parte das actividades desenvolvidas neste tempo litúrgico, em que os cristãos são convidados á uma reflexão profunda e renovação espiritual, preparando os corações para a chegada do Salvador. Neste período, os fiéis são chamados a promover a fraternidade, o humanismo e a justiça social, valores que caracterizam o espírito do Natal.
- CENTRO REGIONAL 1
No Centro Regional 1 (CR1) da Universidade Católica de Moçambique, a Faculdade de Ciências de Saúde, acolheu no dia 7 de Dezembro, colaboradores e estudantes das Unidades Básicas desta região, na sua maioria membros da Pastoral Universitária, que juntaram-se para participar do Retiro do Advento.
Uma palestra que teve como tema: “Revelação do amor e da Graça de Deus no homem desprezado e rejeitado”, incluindo uma celebração eucarística marcaram o Retiro do Advento no CR1.
O retiro teve como pregador o Reverendo Padre Belarde Sérgio. Durante a sessão, os participantes reflectiram em torno da vida de José e de Jesus, duas figuras cujas histórias têm em comum a rejeição e o desprezo (José vendido pelos irmãos e Jesus por Judas). O pregador sublinhou que, mesmo com a rejeição, estes não deixaram de manifestar o amor de Deus, não deixaram de cumprir o plano de Deus.
Reconhecendo que a rejeição também assola a sociedade actual, o sacerdote explicou que a melhor maneira de lidar com a rejeição é saber que existe alguém que nunca vai lhe rejeitar, esse alguém é Jesus.
Após a palestra, o Capelão do CR1, Reverendo Padre Bonifácio Conde, presidiu a celebração do encerramento do retiro. Em sua homilia, o Capelão explicou que o retiro antecede a tomada de decisões, um momento de oração, conversa com Deus, tendo em conta que o cotidiano é caracterizado por momentos apressados. No caso específico do retiro do Advento, é parte de uma preparação espiritual do ano litúrgico que inicia e a vinda do Messias que nasce no Natal, a promessa de Deus.
Aos participantes do retiro, o sacerdote lembrou sobre a sua missão, anunciar que o Reino de Deus está próximo. Uma missão que não é fácil, mas não se pode desistir dela.
- FAGRENM EM BOROMA
O Santuário São José de Boroma em Tete recebeu a comunidade académica da Faculdade de Gestão de Recursos Naturais e Mineralogia da UCM, para o retiro promovido pela Universidade Católica de Moçambique, como parte das actividades da Pastoral Universitária.
Em Boroma, a reflexão foi em torno do “Agir libertador de Deus – segundo a Doutrina Social da Igreja (DSI)”, a meditação foi através de algumas dinâmicas do âmbito Espiritual e celebração eucarística presidida pelo Assistente espiritual, o Reverendo Padre Felipe Ajuda.
Durante a homilia, o sacerdote deu a conhecer a profundidade das mensagens que a Doutrina Social da Igreja traz para o bem da sociedade em geral, através das encíclicas assim e cartas pastorais dos Bispos, o que compõe os documentos da Igreja.
O Padre Felipe Ajuda, lembrou que uma comunidade académica da Universidade Católica de Moçambique, deve se orientar pelos princípios da caridade, amor e solidariedade que se resumem em saber viver em comunidade, ter espírito de irmandade e ser solidário com os demais.
Participaram do Retiro no Santuário de São José de Boroma, membros de Direcção da Faculdade, colaboradores e estudantes.
- NA FCSP
Na Faculdade de Ciências Sociais e Políticas em Quelimane, o retiro reuniu Membros da Direcção, docentes e o corpo técnico-administrativo. O evento foi marcado por momentos de oração, reflexão e celebração, facto que proporcionou um ambiente de comunhão e renovação espiritual entre os presentes
Após a oração conduzida pelo Capelão da Faculdade, o Reverendo Padre Jovêncio Culibena, a Directora Adjunta Pedagógica, Professora Catarina de Melo, em representação do Director da Faculdade, falou do empenho dos colaboradores ao longo do ano e apelou à reflexão em torno do perdão e amor ao próximo.
Para a reflexão, os participantes participaram de uma palestra com o tema “Reconstruir novas relações num mundo ferido à luz do amor trinitário”. Esta sessão teve como orador o Padre Jovêncio, que durante a sua explanação incentivou os participantes a cultivarem o amor ao próximo, evitando a indiferença diante do sofrimento alheio. “Warrubala onona nga odhulo kulampe”, traduzido “Quem está saciado pensa que o céu não é longe”, uma frase deixada aos participantes para reflexão.
Após a palestra, houve espaço para momentos de reflexão individual e uma celebração eucarística, encerrando desta forma o retiro.
Por: Rogério Maduca – Assistente Técnico de Comunicação, Ana Paula Meque – RP FAGRENM, Miquilina Nicols – Assistente de Relações Públicas FCSP