Trata-se da Professora Doutora Alice Nhampossa, que no dia 2 de Dezembro tomou posse como Directora da Extensão da Universidade Católica de Moçambique em Maputo.
A cerimónia foi dirigida pelo Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, testemunhada por autoridades eclesiais, nomeadamente, Sua Excelência Reverendíssima Dom Osório Citora Afonso, Bispo Auxiliar de Maputo e Membro do Conselho Universitário da UCM, Sua Excelência Reverendíssima Dom Germano Grachane, Bispo Emérito de Nacala, representantes do governo, comunidade académica da UCM em Maputo e outros convidados.
No seu discurso de ocasião, o Magnífico Reitor lembrou que, a “Extensão de Maputo está inserida numa capital dinâmica e competitiva, onde coexistem diversas instituições de ensino susperior”, sendo assim, é necessário “fortalecer a posição da UCM, diferenciando-se pela qualidade do ensino, pela investigação relevante e pela promoção de valores éticos e humanistas que caracterizam a instituição”.
A aproximação da academia da comunidade através de iniciativas que demostrem a relevância prática do conhecimento produzido, incluindo a expansão da oferta formativa, alinhando às necessidades do mercado e prioridades nacionais, sem perder de vista a visão humanista e cristã, também fazem parte dos desafios apresentados à nova Directora da Extensão de Maputo pelo dirigente da Universidade Católica.
Mesmo no final do seu discurso, o Prof. Doutor. Pe. Filipe Sungo, agradeceu à liderança cessante, no caso o Professor Doutor Padre Virgílio Arimateia Domingos, pelo trabalho realizado em prol do crescimento e da afirmação da Extensão de Maputo como um espaço de excelência académica.
Por sua vez, a empossada agradeceu ao Magnífico Reitor pela confiança depositada, agradecimentos que foram extensivos ao Director cessante. Na continuidade da sua alocução, o Professora Doutora Alice, comprometeu-se em assegurar que os estudantes, encontrem na Extensão um ambiente para estudar e desenvolver competências necessárias para o seu desenvolvimento humano, intelectual e profissional nas mais variadas áreas de conhecimento, incluindo um ambiente académico alicerçado no respeito, na honestidade, na cordialidade, na compaixão e harmonia.
Depois da passagem do testemunho, o então Director da Extensão de Maputo, Prof. Doutor Padre Virgílio, agradeceu a UCM, felicitou a nova direcção, desejando um frutuoso trabalho. O cessante ressaltou a necessidade de se incentivar os estudantes, membros da Direcção, coordenadores, docentes e CTA a participarem de algum modo, das iniciativas da Pastoral Universitária, pois no seu entender a excelência académica não é suficiente para que uma Universidade seja Católica, devendo, no entanto, enraizar a Pastoral Universitária.
Ainda na mensagem de “agradecimento”, o Padre Virgílio, destacou o envolvimento e a participação activa dos colaboradores, a ajuda-mútua que foram notáveis na sua liderança.
Importa referir que, o Professor Doutor Padre Virgílio Arimateia dirigiu a Extensão de Maputo desde 2019, ano da sua inauguração. E até a data da sua nomeação, a nova Directora exercia o cargo de Adjunta Directora Pedagógica da mesma Unidade Básica.
Por: Rogério Maduca Joaquim – Assistente Técnico de Comunicação
Imagens: Extensão de Maputo