Trata-se de estudantes do segundo ano do curso de Gestão de Relações Públicas e Marketing da Faculdade de Educação e Comunicação e que no dia 18 de Outubro levaram a cabo uma campanha de educação cívica sobre segurança rodoviária, tendo como grupo alvo os transportadores de moto táxis.

Esta actividade foi desenvolvida em parceria com a polícia de trânsito, a Vereação dos transportes do Conselho Municipal de Nampula e a Associação Moçambicana Sem Acidentes de Viação (AMOSAVI), e consistiu na sensibilização de condutores para o cumprimento das regras de trânsito, promovendo desta forma a segurança rodoviária.

A campanha começou com uma visita guiada dos moto-taxistas à enfermaria de ortopedia do Hospital Central de Nampula, onde foi possível interagir com vítimas de acidentes envolvendo motorizadas. Por meio desta visita os transportadores tiveram consciência sobre as consequências da condução imprudente, sendo por isso necessário obedecer às normas de trânsito para evitar tragédias.

Após a visita, seguiram-se as palestras que tiveram lugar no campo de jogos da Faculdade. Durante a sessão foram abordados temas como o uso obrigatório do capacete, condução responsável e o respeito às regras de trânsito.

A expectativa é que a campanha continue nos próximos meses, com mais ações de sensibilização planejadas para aumentar a adesão às normas de trânsito e contribuir para a redução de acidentes envolvendo moto-taxistas na cidade.

De referi que, essa é uma iniciativa da Extensão Universitária da UCM-FEC e espera-se que os moto-taxistas sejam agentes multiplicadores da conscientização, adotando comportamentos mais seguros e na persuasão dos demais transportadores. É também uma demostração do compromisso da UCM no uso do conhecimento acadêmico com vista a enfrentar os problemas sociais e comunitários, promovendo uma cultura de segurança no trânsito em Nampula.

Por: Prof. Doutor Osvaldo Francisco – Docente

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo

Noticias Relacionadas