A Faculdade de Educação e Comunicação, promoveu no dia 8 de Outubro, um debate sobre a interacção professor-aluno, uma actividade que envolveu os docentes da Faculdade,

Foi uma ocasião oportuna para partilha de experiências e conhecimentos relacionados com a interação entre o professor e o aluno na sala de aulas. Para este momento de reflexão, foram organizadas três (03) mesas redondas diferentes.

A relação entre o professor e o aluno é importante para que as aulas decorram de forma plena. É a partir desse contacto que se constrói um vínculo importante para superar as dificuldades, sanar as dúvidas e desbravar o conhecimento.

Em conversa com Prof. Doutora Ângela Camorai, docente e coordenadora dos programas Mestrado em Gestão e Administração Educacional e Psicopedagogia, garantiu que existe a necessidade do professor adoptar novas e diferentes estratégias de interação com os alunos, para que os alunos possam se motivar no processo de ensino-aprendizagem. Por isso incentivou aos colegas à criatividade, evitando estratégias rotineiras, porque o ideal é despertar no aluno, no entanto, o professor deve criar condições na criação de estratégias diferenciadas no processo de ensino-aprendizagem; a investir em metodologias variadas; e na criação de uma cultura de feedback na relação entre professor e aluno; estabelecer uma relação de qualidade; apostar em tecnologia para construir pontes e variar as formas de aprendizado.

O Prof. Doutor Padre. Adérito Barbosa, coordenador do CIDC, disse que o encontro foi uma autêntica experiência de conhecimento e confronto de ideias e experiências, e por isso que os participantes incentivaram a organização constante desses encontros.

Por: Berlinda Paulino – Relações públicas

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo