A Universidade Católica de Moçambique realizou a XII cerimónia de graduação na cidade de Pemba, onde foram lançados no mercado do emprego, 30 Mestres e 289 Licenciados, perfazendo 319 estudantes. Estes frequentaram diferentes cursos ministrados pela UCM, nas Faculdade de Gestão de Turismo e Informática, Faculdade de Economia e Gestão, Faculdade de Educação e Comunicação e Instituto de Educação à Distância (IED).

Em jeito de acção de graças, houve uma celebração eucarística presidida por sua Excelência Reverendíssima Dom António Juliasse Ferreira Sandramo, Bispo da Diocese de Pemba. Na ocasião, o presidente da celebração apelou os graduandos a não se apegarem aos títulos de doutores e mestres, mas sim, identificar-se como pessoas humildes que se preocupam em contribuir na construção de um país melhor onde reina o amor e a paz entre os irmãos, pois quem ama a Deus faz o bem.

Outro apelo aos graduados, foi lançado pelo Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, durante a entrega de diplomas e outorga de graus. Aos laureados, o dirigente falou sobre a necessidade de se comprometerem com a verdade, a dignidade e com a justiça na vida profissional e social. Para o Reitor, a verdadeira liderança é um serviço ao bem comum e não uma posição privilegiada. E continuou destacando que, a integridade é o maior património na competitividade sem abrir mão dos valores adquiridos mesmo quando tudo parecer difícil, a escolha ética será a escolha certa para um mundo mais justo.  

A XII cerimónia de graduação da UCM em Pemba, foi ainda marcada com a premiação e atribuição de certificado de mérito para o melhor estudante e o estudante que mais se destacou na Pastoral Universitária de 2020 a 2024, nomeadamente, Laura António Altaf  do curso de mestrado em Desenvolvimento Económico Regional e Local e Tânia Francisco, estudante do curso de licenciatura em  Gestão de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais.

Ainda aos graduados, o Secretário de Estado na Província de Cabo Delgado, António Supeia, também deixou um apelo, “fazer dos conhecimentos adquiridos, uma ferramenta para promover o desenvolvimento e defender os valores da paz, justiça social e igualdade de direitos e oportunidades”. Na continuidade do seu discurso, o governante, saudou de forma especial o corpo docente pela nobre tarefa desempenhada, incluindo o esforço imensurável que fazem para a transmissão de conhecimentos e valores.

Por sua vez, o Edil de Pemba, Satar Abdul Gany, congratulou os laureados e a UCM por formar cidadãos que irão contribuir para o desenvolvimento do país e da cidade de Pemba em particular.

Numa mensagem conjunta, os graduados comprometeram-se em seguir firme nos desafios que o país enfrenta, e também agradeceram os docentes pelo seu contributo durante a formação académica.

Este evento teve também momentos culturais animados pela Pastoral Universitária, por meio de música e poesia.

Por: Leonor Bento Anajambala- Relações Públicas da FGTI

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo

Noticias Relacionadas