O referido programa de mobilidade académica virtual internacional, surge no âmbito das relações existentes entre o Instituto de Educação a Distância (IED) da Universidade Católica de Moçambique e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) do Brasil.

Recentemente, os 14 estudantes abrangidos, participaram da sessão virtual de acolhimento, onde além da instituição, foram apresentados os coordenadores de curso, as coordenações pedagógicas e a equipe de suporte técnico, incluindo orientações sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Estiveram nesta sessão, o Director do IED, Professor Doutor Felipe, as Directoras Adjuntas, Mestre Manuela Pery, e a Mestre Sandra Chambisso, respectivamente.

Na ocasião, a Coordenadora pedagógica na Direcção do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD), Professora Fátima Aparecida, avançou que, “a educação a distância permite a mobilidade internacional, onde as duas instituições partilham suas experiências académicas e formam seus estudantes/profissionais sem necessariamente deslocar-se”.

Por sua vez, o Director do IED, Professor Doutor Felipe André Angst, explicou que, “uma das vertentes da qualidade do ensino superior é a sua internacionalização”. Na continuidade da sua intervenção, destacou a importância da mobilidade académica, e no seu entender, mesmo que esta decorra de forma virtual, constitui para a Instituição que dirige (IED), “uma oportunidade de se revelar como uma instituição internacional”, fortificando o lema institucional, “A distância é possível”.

A mobilidade académica, não beneficia somente os estudantes da UCM (IED), pois durante o semestre, 8 estudantes da universidade brasileira, a UEPG, serão incorporados nas turmas do Instituto de Educação a Distância da UCM. E dirigindo-se aos estudantes, o Professor Felipe, desejou um excelente caminho académico, pois a mobilidade académica ao concluir-se com sucesso irá agregar valor no Curriculum Vitae de cada um.

Zita Menet e Telmo Almeida, fazem parte do grupo dos beneficiários, durante a sessão virtual de acolhimento, falaram das suas expectativas.

A mobilidade virtual internacional é um modo da comunidade académica se aproximar e interagir no cyberespaço, vivenciando diferentes culturas formativas e modelos de sociabilidade, sendo também por isso, um modo de promover o intercâmbio estudantil.

Refira-se que, neste momento os abrangidos pela Mobilidade Académica Virtual Internacional, são estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Informática.

Por – Rogério Maduca – Assistente Técnico de Comunicação

Noticias Relacionadas