l

No passado dia 09 á 13 de Maio de 2019, a Faculdade de Ciências de Saúde da UCM em colaboração com o Banco de Sangue do Hospital Central da Beira, realizou a Campanha de Doação de Sangue no âmbito das actividades da sua Responsabilidade Social.

A campanha foi antecedida por uma palestra dirigida pelo agente de Serviço de Banco de Sangue do HCB, Senhor Ano Jaime Sique Sumba, o qual sensibilizou os estudantes nas salas de aulas e os funcionários em cada departamento, a fim de explicar sobre os benefícios e importância de doar sangue. A falta de informação sobre o processo de doação de sangue e a sua importância para o indivíduo e a sociedade também colabora com o desinteresse das pessoas que poderiam se tornar doadoras. Por isso, vale salientar que além de salvar vidas, o acto de doar sangue contribui para a saúde do próprio indivíduo que o pratica, no que tange a regeneração das células no corpo humano.

O Palestrante falou ainda sobre os requisitos para doar sangue, o doador deve estar com bom estado de saúde, idade compreendida entre 16 a 65 anos, ter dormido pelo menos 8 horas nas últimas 24 horas, pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

A frequência máxima para a doação de sangue para os homens é de quatro vezes ao ano e para as mulheres é de três vezes ao ano, o intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de três meses para os homens e de quatro meses para as mulheres.

Participaram da actividade toda Comunidade Académica da Faculdade com maior ênfase os estudantes do ano Propedêutico, onde foi possível colher 83 unidades de sangue superando a espectativas dos envolvidos na campanha.

Para finalizar, o senhor Ano Jaime Sique, agradeceu a iniciativa da UCM tendo acrescentado que a mesma deve ser uma actividade constante.

Matilde Arnaça (Relações Públicas)

Saugineta Cuinhane (Assistente de Serviço Sociais)