Licenciatura em Administração Pública

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Técnico de Administração Pública

Duração:

4 Anos


O curso de Licenciatura em Administração Pública rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na FENG. O curso visa formar profissionais qualificados para actuar nos vários domínios de Administração Pública:

  • Administração Autárquica
  • Finanças e Orçamento Público
  • Políticas Públicas e Governação
  • Relações Públicas.

O curso foi concebido para os regimes à distância e presencial, sendo que para os dois primeiros graus académicos são concedidos licenciatura e pós-graduação. Desta forma, todos os candidatos que tenham o bacharelato em programas relacionados, como Economia, Gestão, Sociologia, Filosofia, Psicologia, Direito, etc., podem adquirir o grau de Licenciatura em Administração Pública.

A intervenção do Estado nos aspectos políticos, económicos, sociais e tecnológicos para a regularização dos problemas surgidos nos mecanismos é imprescindível. Assim, este curso pretende desenvolver um programa que permitirá dar um upgrade aos quadros do Sector Público, para que possam dar respostas adaptadas às várias necessidades que o País apresenta e/ou poderá apresentar no futuro.

Perfil

O licenciado em Administração Pública é um profissional capaz de responder aos desafios colocados nos serviços público e privado: modernização, proximidade e dinamismo. Os graduados deste programa são profissionais com as seguintes capacidades:

  • Fazer uma apreciação do sistema governamental, requisitos legais, governação e ética, gestão pública e desenho de políticas, partindo de perspectivas teóricas para métodos práticos;
  • Perceber como as instituições públicas são estruturadas, a composição do quadro do pessoal e recursos materiais, bem como o modo de implementação das políticas, incluindo a apreciação de queixas e de recursos de cidadãos e outros clientes do governo Moçambicano.

Competencias

O licenciado em Administração Pública terá, no fim do seu curso, as seguintes aptidões:

  • Adquirir competências teóricas em segmentos específicos do saber jurídico e económico, na óptica da Administração Pública;
  • Apreender os mais recentes conhecimentos e desenvolvimentos nos domínios da gestão das políticas, regulação e contratação públicas e do seu quadro institucional e organizacional;
  • Conhecer as principais teorias e abordagens da área da Administração Pública;
  • Conhecer como e porquê as políticas governamentais sociais e económicas são elaboradas e implementadas, como as instituições públicas são estruturadas, a composição do quadro do pessoal e recursos materiais, e como são implementadas as políticas, incluindo a apreciação de queixas e de recursos de cidadãos e outros clientes do Governo;
  • Conhecer os fundamentos e conceitos básicos da administração pública;
  • Demonstrar uma cultura de investigação e pesquisa em matéria de assuntos sociais.
  • Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem constante ao longo da vida, com um certo grau de autonomia;
  • Reflectir e racionalizar os métodos e práticas de gestão da Administração Pública;
  • Saber apreciar o sistema governamental, requisitos legais, governação e ética e gestão pública, e desenhar políticas, partindo da perspectiva teórica para métodos práticos;
  • Saber contribuir para a formação permanente, a integração e a adaptabilidade profissionais, com o inerente reforço da empregabilidade local e nacional;
  • Saber investigar e inovar, nos domínios das ciências jurídicas, económicas aplicadas e da Administração Pública;
  • Ter capacidade de adaptação à modernização e mudança na Administração Pública, em particular no que diz respeito à sociedade do conhecimento.

Saídas Profissionais

Os licenciados deste curso poderão enquadrar-se, especialmente, no sector público; contudo, abre horizontes para a administração no sector privado. O objectivo do curso é a formação e capacitação de profissionais capazes de operar em vários domínios do sector público. Eis algumas possibilidades:

  • Administração e Finanças
  • Administração e Gestão Pública
  • Auditoria e Fiscalidade
  • Contabilidade e Administração
  • Contabilidade e Finanças Públicas
  • Contabilidade e Fiscalidade
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão do Património
  • Gestão Pública e Autárquica
  • Gestor de Empresas Municipais
  • Gestor de Organizações Não Governamentais
  • Gestor nas Empresas públicas e privadas
  • Gestores em instituições participadas pelo Estado
  • Gestores na Administração Pública central e local
  • Gestores nas Instituições privadas, em particular as fornecedoras de bens e serviços ao Estado

Plano Curricular

Para completar o curso de Licenciatura em Administração Pública, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, os quais perfazem um total de 180 créditos académicos.

Licenciatura em Ensino de Informática

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Ensino de Informática

Duração:

4 Anos


O curso de Licenciatura de Economia e Gestão está organizado de acordo com a Reforma de Bolonha, pelo sistema de unidades de crédito e disciplinas semestrais, e tem a duração de 3 anos. O plano de estudo inclui um conjunto de disciplinas de grande qualidade de Teoria Económica e de Economia Aplicada, entre outras, como Contabilidade e Gestão. As cadeiras e o estágio que oferecemos, assim como a relação entre a faculdade e o meio, permitem, por um lado, uma adaptação adequada ao mercado de trabalho, e por outro, uma constante atenção aos contributos recentes da aplicação da Teoria Económica.

A Licenciatura tem-se revelado apropriada ao mercado de trabalho que requer principalmente funções técnicas e executivas em instituições financeiras e em pequenas e médias empresas de diversos sectores de actividades. De facto, os empregadores têm, ao longo dos anos, recrutado de forma muito favorável os licenciados em Economia e Gestão pela Faculdade de Economia e Gestão (FEG).

Perfil

Para ser admitido no programa, o candidato deve primeiro cumprir os requisitos gerais de admissão da Universidade.

Competências

Conteúdo não disponível - Em manutenção.

Saídas Profissionais

  • Ensino de ciências de computação e tecnologia de informação ao nível pré-universitário, ou trabalhar como coordenadores técnicos para distritos escolares.
  • Investigação de problemas educacionais, problemas de informação, e desenvolver soluções para o público dentro e fora da sala de aula.
  • Projectação e implementação de soluções de tecnologias de informação a nível pré-universitário
  • Contabilista

Plano Curricular

Os principais requisitos para um Grau de Licenciatura em Educação, com especialização em Tecnologia da Informação, são:

  1. Cumprir todos os requisitos de graduação estabelecidos no Regulamento Geral Académico.
  2. Completar com sucesso todos as disciplinas exigidas no programa
  3. Realizar um projecto de pesquisa independente, sob a supervisão de um membro do corpo docente.

Licenciatura em Educação Física e Desporto

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Educação Física e Desporto

Duração

4 Anos


 Perfil

  • Para ingressar na UCM-CED, no curso de frequentar o curso de Ensino de Educação Física e Desporto, o candidato deve reunir os seguintes requisitos: Possuir nível médio em Ciências com biologia e português, e reunir os seguintes requisitos:
    Ser professor de Educação Física e Desporto em exercício
  • Ser Técnico e Treinadores Desportivo
    Os candidatos que não forem professores em exercícios serão submetidos antes um exame de admissão.
    São admitidos ao Curso de Licenciatura em Educação Física e Desporto, todos os interessados em progredir com seus Estudos na área de Educação Física e Desporto, devendo para o efeito apresentar os seguintes requisitos:
  • Ter concluído a 12ª Classe do Ensino Secundário Geral e /ou equivalente, na área de letras.
  • Possuir Formação média em professorado e/ou equivalente.

O processo de ingresso é directo para os Candidatos que preencherem os requisitos acima e, que sejam Professores em exercício, devendo nos seus documentos anexar uma declaração dos Serviços a confirmar a sua actividade de Docência. Para os Candidatos que não exercem a profissão de Docência, o processo de ingresso é feito mediante a realização de um exame de admissão a ser ministrado em todos os pontos focais, onde o Centro de Ensino à Distância efectivamente actua.

Competências

  1. Esta modalidade de formação de professores e técnicos da educação confere competências, habilidades e atitudes que possibilitam ao graduado promover aprendizagens curriculares, divulgando a sua prática profissional num saber específico resultado da produção e uso de diversos saberes, nomeadamente, saber fazer, saber ser e saber estar. 1. No domínio do saber fazer: o graduado do curso de Licenciatura em Educação Física e Desporto:
    • Desenvolve nos alunos a capacidade de aprender pelos seus próprios meios;
    • Ensina a desenvolver o domínio dos instrumentos do conhecimento;
    • Ensina a descobrir o prazer da compreensão do conhecimento e da descoberta, estimulando a curiosidade intelectual, o sentido crítico e a compreensão do real.

     

  2. No domínio do saber ser, o graduado do curso de Licenciatura Educação Física e Desporto:

    • Identifica-se pelo exemplo na sua relação com a sociedade, através da sua colaboração com todos os actores do processo educativo.
    • Valoriza a escola enquanto lugar privilegiado de desenvolvimento sócio-cultural, cooperando com outras instituições da comunidade e participando nos seus projectos;
    • Desenvolve competências pessoais, sociais e profissionais devendo estar aberto a novas teorias, metodologias e técnicas de ensino e inovações;
    • Reflecte sobre as suas acções e práticas, apoiando-se na investigação em outros recursos em voga na actualidade;
    • Integra saberes e combate a discriminação e a exclusão;
    • Participa em projectos de investigação relacionados com ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.

     

  3. No domínio do saber estar, o graduado do curso de Licenciatura em Educação Física e Desporto:

    • Tem alta capacidade para resolver situações problemáticas e de conflito, respeitando as opiniões e ideias dos outros;
    • Valoriza as relações humanas e o papel do diálogo na condução da tarefa educativa.

     

Saídas Profissionais

Licenciatura em Educação Física e Desporto não só habilita os seus titulares para a leccionação das disciplinas de Educação Física e outras afins, no sistema educativo público e privado, ao longo dos diferentes níveis de ensino, como também os capacita para outro tipo de saídas profissionais, como seja, por exemplo, a de técnico desportivo (com equiparação a treinador da modalidade em que realizarem a sua opção), a de técnico em contextos de actividade física orientada para o lazer, a recreação e o bem-estar das populações em geral (seja ao ar livre seja em academias ou clubes de saúde), ou para populações especiais em particular, ou ainda a de coordenador e gestor de instalações ou actividades relacionadas com o desporto em autarquias ou noutras instituições públicas e privadas.

A Licenciatura em Educação Física e Desporto, não só habilita os seus titulares para a leccionação das disciplinas de Educação Física e outras afins, no sistema educativo público e privado, ao longo dos diferentes níveis de ensino, como também os capacita para outro tipo de saídas profissionais, como sejam:

  • Técnico desportivo (com equiparação a treinador da modalidade em que realizarem a sua opção).
  • Técnico em contextos de actividade física orientada para o lazer, recreação e bem-estar das populações em geral (seja ao ar livre seja em academias ou clubes de saúde), ou para populações especiais em particular.
  • Gestor de instalações ou actividades relacionadas com o desporto em autarquias ou noutras instituições públicas e privadas.

Plano Curricular

no sistema de transferência e acumulação de créditos académicos. Os programas temáticos das disciplinas serão organizados em Módulos, os quais serão de carácter obrigatório.
Para obtenção do título de licenciado em Ensino de Educação Física e Desporto o estudante deverá acumular 240 ECTS, dos quais 232 ECTS se referem aos 18 módulos/disciplinas. Os restantes 8 ECTS serão concedidos na altura da conclusão e aprovação do trabalho de fim do curso (projecto/estágio com relatório).
Um total de 6000 horas de actividades académicas estão previstas ao longo de 4 anos, que é o período mínimo de duração do curso na modalidade à distância.

Licenciatura em Ensino de Biologia

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Ensino de Biologia

Duração:

4 Anos


Perfil

São admitidos para frequentarem o curso de Licenciatura em Ensino de Biologia, todos os interessados em progredirem com seus estudos na área de docência em Ensino de Biologia. Devendo para tal apresentar os seguintes requisitos:

  • Ter concluído a 12ª classe do Ensino Secundário Geral na área de Ciência Naturais com Matemática e/ou equivalente Possuir formação média em de professorado e/ou equivalente.
  • Ser professor em Exercício.

Competências

Esta modalidade de formação de professores e técnicos da educação confere competências, habilidades e atitudes que possibilitam ao graduado promover aprendizagens curriculares, divulgando a sua prática profissional num saber específico resultado da produção e uso de diversos saberes, nomeadamente, saber fazer, saber ser e saber estar.

  1. No domínio do saber fazer o graduado do curso de Licenciatura em Ensino de Biologia:
    • Desenvolve nos alunos a capacidade de aprender pelos seus próprios meios;
    • Ensina a desenvolver o domínio dos instrumentos do conhecimento;
    • Ensina a descobrir o prazer da compreensão do conhecimento e da descoberta, estimulando a curiosidade intelectual, o sentido crítico e a compreensão do real.
    • Ser capaz de leccionar a disciplina de Biologia, na Escola com qualidade desejada;
    • Elaborar o material didáctico local sempre que necessário;
    • Usar Kits de microciências;
    • Ligar Teoria e a prática com auxilio das actividades laborais e pesquisas do campo.
  2. No domínio do saber ser, o graduado do curso de Licenciatura em Ensino de Biologia:
    • Identifica-se pelo exemplo na sua relação com a sociedade, através da sua colaboração com todos os actores do processo educativo.
    • Valoriza a escola enquanto lugar privilegiado de desenvolvimento sócio-cultural, cooperando com outras instituições da comunidade e participando nos seus projectos;
    • Desenvolve competências pessoais, sociais e profissionais devendo estar aberto a novas teorias, metodologias e técnicas de ensino e inovações;
    • Reflecte sobre as suas acções e práticas, apoiando-se na investigação em outros recursos em voga na actualidade;
    • Integra saberes e combate a discriminação e a exclusão;
    • Participa em projectos de investigação relacionados com ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.

Saídas Profissionais

“A Biologia é a ciência que estuda a vida, ou seja, os animais, vegetais e todos os seres vivos de nosso planeta. Esta ciência é de extrema importância para o entendimento do funcionamento do nosso ecossistema. Cada vez mais o homem utiliza os conhecimentos de biologia para melhorar as relações que os seres vivos possuem na natureza.” (Acesso: http://www.mundosites.net/biologia)
Consideram-se actividades profissionais para os Licenciados em Ensino de Biologia com implementação à distância no domínio da Biologia ou das Ciências Biológicas as que versam sobre:

  • Reconhecer e avaliar o caráter ético do conhecimento científico e tecnológico e utilizar esses conhecimentos no exercício da cidadania Todas instituições de Ensino do sistema privado e público;
  • Auxiliares de técnico de Educação;
  • Participar em actividades de edição de livros e materiais didácticos;
  • Estudo, identificação e classificação dos seres vivos e seus vestígios;
  • Estudos ecológicos, de conservação da natureza, de aspectos biológicos do ambiente, do ordenamento do território e de impacte ambiental;
  • Gestão e planificação da exploração racional de recursos vivos;
  • Estudos, análises biológicas e tratamento de poluição de origem industrial, agrícola ou urbana;
  • Estudos e análises biológicas e de controlo da qualidade de águas, solos e alimentos;
  • Organização, gestão e conservação de áreas protegidas, parques naturais e reservas, jardins zoológicos e botânicos e museus cujos conteúdos são dedicados fundamentalmente à Biologia ou similares;
  • Estudos e análises de amostras e materiais de origem biológica;
  • Estudo, identificação e controlo de agentes biológicos patogénicos, de parasitas e de pragas;
  • Estudo, desenvolvimento e controlo de processos e técnicas biológicas de aplicação industrial, nomeadamente de bioquímica industrial alimentar;
  • Estudo, identificação, produção e controlo de produtos e materiais de ordem biológica, e de agentes biológicos que interferem na conservação e qualidade de quaisquer produtos e materiais;
  • Estudos de genética humana, animal, vegetal e microbiana;
  • Estudo e aplicação de processos e técnicas de biologia humana, nomeadamente no domínio das análises clínicas e nos domínios biomédicos e farmacêuticos;
  • Ensino da Biologia a todos os níveis, bem como educação ambiental e para a saúde;
  • Investigação científica fundamental ou aplicada em qualquer área da Biologia;

Plano Curricular

O presente plano curricular para o curso de Licenciatura em Ensino de Biologia enquadra- se nas Ciências, particularmente nas Ciências Naturais e Matemática, com enfoque na formação Psicopedagógica e Ciêntifica de professores de Biologia.

O curso é ministrado na Universidade Católica de Moçambique sob modalidade de Ensino a Distância, isto é, neste curso os estudantes fazem-se presentes nas “Sessões Presenciais” quatro (4) vezes ao ano, num entrevalo de três (3) em (3) meses.

As Sessões decorrem nos finais de semana (Sábado e Domingo) com duração de dois (2) dias.

A primeira Sessão presencial, é caracterizada pela distribuição de materiais auto intrucionais, explicações sobre a modalidade Ensino a Distância, especialmente aos estudantes de novo ingresso e também é feita a distribuição de material didáctico aos estudantes, módulos, exercícios, actividades para serem realizados no campo pelos estudantes. As segundas Sessões Presenciais quase é uma repetição da primeira Sessão Presencial. Nas terceiras Sossões realizam-se exames de cadeiras semestrais, cadeiras Gerais com a expção da cadeira de Estatística. A quarta Sessão presencial e última do ano é reselvada para realização dos exames de cadeiras especificas.


O currículo do presente curso tem 36 cadeiras das quais 15 são cadeiras Gerais ( do tronco comum) e 21 são de especialidade, estruturadas no sistema de créditos académicos, devendo o estudante, no fim do curso ter obter 232 ECTS, em 4 anos de formação.

Uma das características do Ensino de Biologia é a preocupação generalizada com a posição do aluno no processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva de colocá-lo no centro deste processo transformando-o num agente activo e por conseguinte um dos construtores do seu próprio saber e auxiliá-lo a fazer melhor uso dos conhecimentos do seu quotidiano.

O curso de Ensino de Biologia pretende dar resposta a esta exigência da Sociedade. Falamos de uma exigência, porquanto o Ensino de Biologia é parte integrante do quotidiano de todos os cidadãos que esperam, cada vez mais, respostas imediatas por parte das Instituições de ensino e que acima de tudo anseia ver erguer-se uma sociedade portadora de valores, princípios e espirito de fazedores.

Este currículo é baseado em competências, isto é, se preocupa em formar professor com capacidades de produzir resultados com valor e virtudes para a sociedade alvo a que se destina e, por conseguinte, para o País.

A conclusão do curso é feita com a realização e apresentação da monografia Científica com sucesso por parte do estudante.

Licenciatura em Ensino de Desenho

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Ensino de Desenho

Duração:

4 Anos


A concepção do curso de Licenciatura em Ensino de Desenho da Universidade Católica de Moçambique no Centro de Ensino à Distância (CED) alicerça-se no nr. 2 do art. 32 da Lei nr. 6/92 de 6 de Maio, que dita “ O ensino à distância terá particular incidência no ensino do adulto e na formação contínua de professores”, como forma de elevar o número de profissionais de educação de nível superior para leccionarem em todos os níveis do ensino.

O currículo da Licenciatura em Ensino de Desenho está estruturado no sistema de créditos, devendo o estudante no final obter um mínimo de 240 ECTS em 8 semestres equivalente aos 4 anos de duração do curso.

O curso destina-se à formação de professores de Desenho para leccionarem no Ensino Secundário Geral (ESG). O curso possui dimensões nas disciplinas de natureza científico-cultural, que envolve as disciplinas pedagógicas e específicas da área do curso, prática como componente curricular ao longo do curso; estágio e actividades extra-curriculares.

Este curso é oferecido na modalidade de Ensino à Distância na forma semi-presencial, ou seja, com períodos presenciais e à distância. A parte presencial do curso consta de aulas tutoriais, actividades avaliativas e assistências aos alunos, todas de carácter obrigatório. O estudo será baseado em métodos participativos centrados no aluno, que promovem discussões a nível académico.

Os encontros presenciais ocorrem nos pólos do CED da UCM ao longo do País e são da opção do estudante no processo de inscrição.

Perfil

O Licenciado em Ensino de Desenho é um profissional capaz de responder aos problemas da comunidade de forma dinâmica e criativa, devendo este actuar como profissional da Educação em Desenho no Ensino Secundário Geral, concebendo projectos de intervenção que contribuam para a melhoria de qualidade do ensino.

A formação do Licenciado em Desenho envolverá, além da parte geral, o domínio de conhecimentos sólidos em diversos campos de pesquisa da disciplina, devendo estes estar ligados directamente aos aspectos didácticos, pedagógicos e metodológicos da Educação no geral e Educação Desenho em particular.

Esse profissional deverá, de uma forma intelectual, analisar criticamente a legislação respeitante às políticas públicas educacionais e material didáctico-pedagógico relacionados com a aprendizagem de Desenho, bem como compreender a realidade regional e local das comunidades.

Competências

Todos os currículos, no CED, são baseados em competências (CBC). O que quer dizer que cada estudante formado no CED, no final do curso, deverá ter mobilizado uma série de recursos intelectuais, manuais, e de habilidades, munido dos quais deverá produzir resultados com valor para o Sistema Educativo instalado no País.

Deste modo, traçaram-se as competências que devem ser desenvolvidas ao longo do ciclo de formação, com a duração de 04 anos, que permitirão ao professor de Desenho:

  • Analisar criticamente os acontecimentos ou factos
  • Debater sobre a relatividade e subjectividade do conhecimento do Desenho na vida prática/quotidiana, na ciência e técnica
  • Desenvolver actividades e trabalhos de campo e simulações da realidade para consolidar a assimilação dos conhecimentos aquando da leccionação;
  • Elaborar material didáctico relacionado com o ensino e aprendizagem de Desenho
  • Manipular diversas ferramentas e materiais didácticos diversos, como compassos, réguas, trasferidores, etc.
  • Pesquisar e sistematizar toda a informação inerente a problemas do ensino e aprendizagem de Desenho.

Saídas Profissionais

O curso de Licenciatura em Ensino de Desenho na modalidade à distância habilita o estudante a trabalhar em:

  • Auxiliar de técnico de Educação;
  • Divulgação dos trabalhos científicos relacionados com o Ensino da Desenho e Educação;
  • Docência em diferentes ciclos de ensino, seja ele básico ou médio, ajudando deste modo a consolidar os objectivos do governo.
  • Instituições de pesquisa para o melhoramento da qualidade do Ensino;
  • Laboratório para desenvolvimento de práticas experimentais para meios didácticos;
  • Organizações em prol do desenvolvimento comunitário e protecção do meio ambiente (Educadores Ambientais);
  • Outras actividades na área de Desenho e afins;
  • Participar em actividades de edição de livros e materiais didácticos;
  • Todas as Instituições de Ensino do sistema privado e público.

Plano Curricular

De acordo com a Declaração de Bolonha, 1999, o processo de formação do licenciado basear-se-á no sistema de transferência e acumulação de créditos académicos. Os programas temáticos das disciplinas serão organizados em Módulos, os quais serão de carácter obrigatório.

Para a obtenção do título de licenciado em Ensino de Desenho o estudante deverá acumular 240 ECTS, dos quais 232 ECTS se referem aos 18 módulos/disciplinas e os restantes 8 ECTS concedidos pela conclusão e aprovação do trabalho de fim do curso (projecto/estágio com relatório).

Num total de 6000 horas de actividades académicas estão previstas ao longo de 4 anos, que é o período mínimo de duração do curso na modalidade à distância.

Licenciatura em Ensino de Física

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Ensino de Física

Duração:

4 Anos


Perfil

Para o curso de Licenciatura em Ensino de Física, serão admitidos os candidatos que estejam numa das seguintes situações:

  • Os candidatos que tenham concluído o nível médio do ensino geral e/ou equivalente na área de ciências naturais e matemática;
  • Candidatos que possuam formação em professorado e/ou equivalente;

Integração

  • Candidatos que possuam o nível de Bacharel decorrente de outro tipo de formação no País, depois da ponderação sobre a atribuição de equivalência. Neste caso, será dada ao candidato a oportunidade de frequentar disciplinas ligadas as áreas psico-pedagógicas durante o curso de Licenciatura.

Mas o processo de ingresso é directo para os Candidatos que preencherem os requisitos acima e, que sejam professores em exercício, devendo nos seus documentos anexar uma Declaração dos serviços a confirmar a sua actividade de docência.

Competências

A diversidade de actividades e actuações pretendidas para o graduado em ensino de Física
necessita de qualificações profissionais básicas comuns, enunciadas sucintamente a seguir, através das competências essenciais desses profissionais.

  1. Dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas;
  2. Descrever e explicar fenómenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;
  3. Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;
  4. Manter actualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica;
  5. Desenvolver uma ética de actuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos.

O desenvolvimento das competências apontadas nas considerações anteriores está associado à aquisição de determinadas habilidades – o saber fazer, também básicas, a serem complementadas por outras competências e habilidades mais específicas, segundo os diversos perfis de actuação desejados. As habilidades gerais que devem ser desenvolvidas pelos formandos em Física, independentemente da área de actuação escolhida, são as apresentadas a seguir:

  1. Utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenómenos naturais;
  2. Resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até à análise de resultados;
  3. Propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;
  4. Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;
  5. Conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições, seja em análise de dados (teóricos ou experimentais);
  6. Reconhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;
  7. Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.

Saídas Profissionais

É o conjunto de possíveis mercados de trabalho (escolas secundárias, escolas técnicas profissionais, etc.) onde o graduado poderá exercer as suas actividades, pricipalmente de docência.

As principais tarefas ocupacionais do Licenciado em Ensino de Física são:

  • Leccionar a disciplina de Física no Ensino Secundário Geral e Médio (ESGM) e Ensino Técnico Profissional Médio (ETPM);
  • Leccionar a disciplina de Física em Instituições ligadas a formação e aperfeiçoamento de professores, Escolas de Educação Especial, Sectores da Educação ao nível regional, provincial e nacional; Intervir em actividades ligadas ao Ensino de Física nas Instituições de Ensino Superior;
  • Gestão e Administração de Escolas Primárias, de Educação Especial e Secundárias e de Institutos de Formação de Professores Primários e Secundários;
  • Coordenação de órgãos e sectores administrativos e pedagógicos relacionados com o ensino de Física nos sectores da Educação e em Institutos de Investigação Educacional;
  • Participar de modo autónomo em actividades científicas;
  • Dar condições ao aluno de ser um bom profissional de ensino de física e actuar em actividades científicas e tecnológicas, em áreas ligadas à física;
  • Participar em actividades escolares não- lectivas do Ensino Secundário Geral (ESG) e Ensino Técnico Profissional Médio (ETPM), tais como:
    • Direcção de turma;
    • Chefia de grupo de disciplina;
    • Supervisão pedagógica (incluindo Estágios Pedagógicos ao nível de Licenciatura e da formação de professores ao nível médio);
    • Administração escolar e orientação de actividades extra-escolares;
    • Contribuir em equipas de investigação educacional.

Licenciatura em Ensino de Geografia

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Ensino de Geografia

Duração:

4 Anos


Perfil

Os requisitos básicos para a frequência no Curso de Geografia, do CED, são os plasmados nas leis de admissão ao Ensino Superior, com particularidades do Centro de Ensino à Distância da UCM, que passaremos a citar:

  • Possuir nível médio na secção de Letra;
  • Professores em exercício que tenham o nível médio (de preferência em zonas rurais);
  • Candidatos não docentes que tenham concluído o nível médio do Ensino Geral ou formação equivalente;
  • Formação de nível médio na área da docência;
  • Aos candidatos provenientes de outras instituições e, que queiram frequentar o nível de licenciatura, devem ter concluído o bacharelato e acreditados em termos de equivalências pelo CED;

Competências

A formação em Ensino de Geografia a distância no CED desenvolverá nos estudantes competências relacionadas a pesquisa do saber Geográfico e, sobre tudo, a mediação do conhecimento da ciência Geográfico na sala de aulas, de forma construtiva transmitindo valores e princípios que se refletiram na formação de cidadãos coerentes e prudentes.

Deste modo, traçaram-se as competências que devem ser desenvolvidas ao longo do ciclo de formação, com a duração de 04 anos, que permitirão ao professor de Geografia analisar criticamente os factos naturais e ou factos sociais, bem como, agir de forma sustentável sobre eles, a saber:

  • Visão holística do Ensino de Geografia, tendo em conta aspectos científicos, didáctico/pedagógicos, tecnológicos e culturais na análise de situações concretas;
  • Manipulação de diversas ferramentas e materiais didácticos diversos;
  • Elaboração de material didáctico relacionado ao saber Geográfico;
  • Analisar os fenómenos Geográficos tendo em conta a escala e a complexidade dos mesmos;
  • Pesquisar e sistematizar toda a informação inerente a problemas Geográficos;
  • Desenvolvimento de actividades e trabalhos de campo e simulações da realidade para consolidar a assimilação dos conhecimentos aquando da leccionação;
  • Debater sobre a relatividade e sugetividade do conhecimento Geográfico do mundo real;

Em suma, isso possibilita ao graduado produção e uso de diversos saberes, nomeadamente, saber fazer, saber ser e saber estar.

  1. No domínio do saber fazer o graduado do curso de Licenciatura em Ensino de Geografia:
    • Desenvolve nos alunos a capacidade de aprender pelos seus próprios meios;
    • Ensina a desenvolver o domínio dos instrumentos do conhecimento;
    • Ensina a descobrir o prazer da compreensão do conhecimento e da descoberta, estimulando a curiosidade intelectual, o sentido crítico e a compreensão do real.
  2. No domínio do saber ser, o graduado do curso de Licenciatura em Ensino de Geografia: Identifica-se pelo exemplo na sua relação com a sociedade, através da sua colaboração com todos os actores do processo educativo.
    • Valoriza a escola enquanto lugar privilegiado de desenvolvimento sócio-cultural, cooperando com outras instituições da comunidade e participando nos seus projectos;
    • Desenvolve competências pessoais, sociais e profissionais devendo estar aberto a novas teorias, metodologias e técnicas de ensino e inovações;
    • Reflecte sobre as suas acções e práticas, apoiando-se na investigação em outros recursos em voga na actualidade;
    • Integra saberes e combate a discriminação e a exclusão;
    • Participa em projectos de investigação relacionados com ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.

Saídas Profissionais

O graduado em Ensino de Geografia poderá satisfazer as necessidades da sociedade nos seguintes aspectos:

  • Leccionação da disciplina de Geografia no Ensino Básico e Médio;
  • Planificação e monitoramento de actividades curriculares e extracurriculares no Ensino da Geografia;

Áreas afins

  • Educação Ambiental;
  • Planeamento e Ordenamento Territorial;
  • Gestão Turística;
  • Gestão de Recursos Naturais;
  • Agricultura, Pecuária e Industria;
  • Cadastro;
  • Estatística (Inventariação e processamento da informação)

Grupo alvo

Constitui grupo alvo deste programa de formação de professores em ensino de geografia:

  • Professores em exercício, com um enfoque para as zonas rurais
  • Candidatos com pretensões de docência tanto em meio urbano como rural

Licenciatura em Ensino de História

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Ensino de História

Duração:

4 Anos


Perfil

O candidato ao curso deve possuir os seguintes requisitos:

  • Possuir nível médio na secção de Letras;
  • Ser Professor em exercícios ( de preferência em zonas rurais);

Competências

A formação em Ensino de História a distância no CED desenvolverá nos estudantes competências relacionadas a pesquisa do saber histórico e sobre tudo, a mediação do conhecimento da ciência histórica na sala de aulas, de forma construtiva transmitindo valores e princípios que se reflectiram na formação de cidadãos históricamentecoerrentes e prudentes.

Deste modo, traçaram-se as competências que devem ser desenvolvidas ao longo do ciclo de formação, com a duração de 04 anos, que permitirão ao professor de História analisar criticamente os acontecimentos e ou factos sociais, bem como, agir de forma sustentável sobre eles, a saber:

  • Visão holística do Ensino da História, tendo em conta aspectos científicos, didáctico/pedagógicos, tecnológicos e culturais na análise de situações concretas;
  • Manipulação de diversas ferramentas e materiais didácticos diversos;
  • Elaboração de material didáctico relacionados ao saber históriico;
  • Analisar os fenómenos históriicos tendo em conta a escala e a complexidade dos mesmos;
  • Pesquisar e sistematizar toda a informação inerente a problemas históricos;
  • Desenvolvimento de actividades e trabalhos de campo e simulações da realidade para consolidar a assimilação dos conhecimentos aquando da leccionação;
  • Debater sobre a a relatividade e sugetividade do conhecimento históriico do mundo real;

Saídas Profissionais

O graduado em Ensino de História sera um profissional que poderá satisfazer as necessidades da sociedade, na Leccionação da disciplina de História,nas instituições de ensino secundário geral, instituições de ensino técnico-profissional, onde o graduado poderá exercer as suas actividades de docência por excelência e ainda outras actividades existentes nas mesmas.

Bem como também poderá dedicar-se a pesquisas sociais e científicas em instituições não direcionadas ao ensino mas, a comunidade e/ou sociedades em geral como é o caso do ARPAC e de algumas ONGs.

Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Ensino da Língua Portuguesa

Duração

4 Anos


Perfil

São admitidos ao Curso de Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa, todos os interessados em progredir com seus Estudos na área de Ensino de Língua Portuguesa, devendo para o efeito apresentar os seguintes requisitos:

  •  Ter concluído a 12ª Classe do Ensino Secundário Geral e /ou equivalente, na área de letras.
  • Possuir Formação média em professorado e/ou equivalente.

O processo de ingresso é directo para os Candidatos que preencherem os requisitos acima e, que sejam Professores em exercício, devendo nos seus documentos anexar uma declaração dos Serviços a confirmar a sua actividade de Docência. Para os Candidatos que não exercem a profissão de Docência, o processo de ingresso é feito mediante a realização de um exame de admissão a ser ministrado em todos os pontos focais, onde o Centro de Ensino à Distância efectivamente actua.

Competências

Esta modalidade de formação de professores e técnicos da educação confere competências, habilidades e atitudes que possibilitam ao graduado promover aprendizagens curriculares, divulgando a sua prática profissional num saber específico resultado da produção e uso de diversos saberes, nomeadamente, saber fazer, saber ser e saber estar.

  1. No domínio do saber fazer o graduado do curso de Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa:
    • Desenvolve nos alunos a capacidade de aprender pelos seus próprios meios;
    • Ensina a desenvolver o domínio dos instrumentos do conhecimento;
    • Ensina a descobrir o prazer da compreensão do conhecimento e da descoberta, estimulando a curiosidade intelectual, o sentido crítico e a compreensão do real.
  2. No domínio do saber ser, o graduado do curso de Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa:
    • Identifica-se pelo exemplo na sua relação com a sociedade, através da sua colaboração com todos os actores do processo educativo.
    • Valoriza a escola enquanto lugar privilegiado de desenvolvimento sócio-cultural, cooperando com outras instituições da comunidade e participando nos seus projectos;
    • Desenvolve competências pessoais, sociais e profissionais devendo estar aberto a novas teorias, metodologias e técnicas de ensino e inovações;
    • Reflecte sobre as suas acções e práticas, apoiando-se na investigação em outros recursos em voga na actualidade;
    • Integra saberes e combate a discriminação e a exclusão;
    • Participa em projectos de investigação relacionados com ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.
  3. No domínio do saber estar, o graduado do curso de Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa:
    • Tem alta capacidade para resolver situações problemáticas e de conflito, respeitando as opiniões e ideias dos outros;
    • Valoriza as relações humanas e o papel do diálogo na condução da tarefa educativa.

Saídas Profissionais

O Curso de Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa visa aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante todo o processo de Ensino e Aprendizagem. O Estudante formado em Ensino da Língua Portuguesa deve conciliar o ensino da Língua Portuguesa com a pesquisa científica, sobretudo em áreas educacionais; Dedica-se preferencialmente à formação e a disseminação do saber científico em diferentes áreas sociais, quer seja através da actuação no ensino escolar formal, quer seja através de novas formas de educação científica.

As principais tarefas ocupacionais do Licenciado em Ensino da Língua Portuguesa são:

  • Leccionar a Disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Secundário geral (ESG), Ensino Técnico Profissional Médio (ETPM);
  • Leccionar a disciplina de Língua Portuguesa em instituições ligadas a formação e aperfeiçoamento de professores, Escolas de educação Especial, Sectores da Educação ao nível regional, Provincial e Nacional;
  • Intervir em actividades ligadas ao Ensino da Língua Portuguesa nas instituições do Ensino Superior;
  • Gerir e administrar Escolas Primárias, Secundárias, Institutos de Formação de Professores e Escolas de Educação Especial;
  • Coordenar órgãos e Sectores Administrativos e pedagógicos relacionados com o Ensino da Língua Portuguesa nos sectores da Educação e em Institutos de Investigação Educacional;
  • Participar de modo autónomo em actividades científicas;
  • Participar em actividades escolares não lectivas do Ensino Secundário Geral (ESG) e Ensino técnico Profissional Médio (ETPM), tais como.
  1. Direcção de turma;
  2. Chefia de grupo de disciplina;
  3. Supervisão pedagógica (incluindo Estágios Pedagógicos ao nível de Licenciatura e da Formação de Professores aos níveis Básico e Médio).

Plano Curricular

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Licenciatura em Ensino de Matemática

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Ensino de Matemática

Duração

4 Anos


A concepção do curso de Licenciatura em Ensino de Matemática da Universidade Católica de Moçambique no Centro de Ensino à Distância (CED) alicerça-se no nr. 2 do art. 32 da Lei nr. 6/92 de 6 de Maio, que dita “ O ensino à distância terá particular incidência no ensino de adulto e na formação contínua de professores”, como forma de elevar o número de profissionais de educação de nível superior para leccionarem todos os níveis de ensino.

O currículo da Licenciatura em Ensino de Matemática está estruturado no sistema de créditos, devendo o estudante no final obter um mínimo de 240 ECTS em 8 semestres equivalentes aos 4 anos de duração do curso.

O curso destina-se à formação de professores de Matemática para leccionarem o Ensino Secundário Geral (ESG) ou Técnico Profissional. O curso possui dimensões nas disciplinas de natureza científico-cultural, que envolve as disciplinas pedagógicas e específicas da área do curso, prática como componente curricular ao longo do curso; estágio e actividades extra-curriculares.

Este curso é oferecido na modalidade de Ensino à Distância na forma semi-presencial, ou seja, com períodos presenciais e à distância. A parte presencial do curso consta de aulas tutoriais, actividades avaliativas e assistências aos alunos, todas de carácter obrigatório. O estudo será baseado em métodos participativos centrados no aluno, que promovem discussões a nível académico.

Os encontros presenciais ocorrem nos pólos do CED da UCM ao longo do País, de opção do estudante no processo da inscrição.

Perfil

Para ingressar na UCM-CED, no curso de formação dos professores de Matemática, o candidato deve reunir os seguintes requisitos: Possuir nível médio na secção de Ciências natural e exactas, estar em exercícios de preferência em zonas rurais. Os candidatos que não forem professores em exercícios serão submetidos antes um exame de admissão.

Competências

Esta modalidade de formação de professores e técnicos da educação confere competências, habilidades e atitudes que possibilitam ao graduado promover aprendizagens curriculares, divulgando a sua prática profissional num saber específico resultado da produção e uso de diversos saberes, nomeadamente, saber ensinar, saber ser e saber estar/conviver profissionalmente.

  1. No domínio do saber ensinar, o graduado do curso de Licenciatura em Ensino de Matemática:
    • Desenvolve nos alunos a capacidade de aprender pelos seus próprios meios;
    • Ensina a desenvolver o domínio dos instrumentos do conhecimento;
    • Ensina a descobrir o prazer da compreensão do conhecimento e da descoberta, estimulando a curiosidade intelectual, o sentido crítico e a compreensão do real.
  2. No domínio do saber ser, o graduado do curso de Licenciatura em Ensino de Matemática:
    • Identifica-se pelo exemplo na sua relação com a sociedade, através da sua colaboração com todos os actores do processo educativo.
    • Valoriza a escola enquanto lugar privilegiado de desenvolvimento sócio-cultural, cooperando com outras instituições da comunidade e participando nos seus projectos;
    • Desenvolve competências pessoais, sociais e profissionais devendo estar aberto a novas teorias, metodologias e técnicas de ensino e inovações;
    • Reflecte sobre as suas acções e práticas, apoiando-se na investigação em outros recursos em voga na actualidade;
    • Integra saberes e combate a discriminação e a exclusão;
      Participa em projectos de investigação relacionados com ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.
  3. No domínio do saber estar/conviver profissionalmente, o graduado do curso de Licenciatura em Ensino de Matemática:
    • Tem alta capacidade para resolver situações problemáticas e de conflito, respeitando as opiniões e ideias dos outros;
    • Valoriza as relações humanas e o papel do diálogo na condução da tarefa educativa.

Saídas Profissionais

O Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática visa aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante todo o processo de Ensino e Aprendizagem. O Estudante formado em Ensino de Matemática deve conciliar o ensino de Matematica com a pesquisa científica, sobretudo em áreas educacionais; Dedica-se preferencialmente à formação e a disseminação do saber científico em diferentes áreas de Ciências exactas, quer seja através da actuação no ensino escolar formal, quer seja através de novas formas de educação científica.

As principais tarefas ocupacionais do Licenciado em Ensino de Matemática são:

  • Leccionar a Disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Secundário geral (ESG),
    Ensino Técnico Profissional Médio (ETPM);
  • Leccionar a disciplina de Matemática em instituições ligadas a formação e aperfeiçoamento de professores, Escolas de educação Especial, Sectores da Educação ao nível regional, Provincial e Nacional;
  • Intervir em actividades ligadas ao Ensino de Matemática nas instituições do Ensino Superior;
  • Gerir e administrar Escolas Primárias, Secundárias, Institutos de Formação de Professores e Escolas de Educação Especial;
  • Participar de modo autónomo em actividades científicas;
  • Participar em actividades escolares não lectivas do Ensino Secundário Geral (ESG) e Ensino técnico Profissional Médio (ETPM), tais como:
  1. Direcção de turma;
  2. Chefia de grupo de disciplina;
  3. Supervisão pedagógica (incluindo Estágios Pedagógicos ao nível de Licenciatura e
    da Formação de Professores aos níveis Básico e Médio).

Plano Curricular

De acordo com a Declaração de Bolonha, 1999, o processo de formação do Licenciado basear-se-á no sistema de transferência e acumulação de créditos académicos. Os programas temáticos das disciplinas serão organizados em Módulos, os quais serão de carácter obrigatório.

Para obtenção do título de licenciado em Ensino de Matemática o estudante deverá acumular 240 ECTS, dos quais 232 ECTS se referem aos 18 módulos/disciplinas e os restantes 8 ECTS concedidos pela conclusão e aprovação do trabalho de fim do curso (projecto/estágio com relatório).

Um total de 6000 horas de actividades académicas estão previstas ao longo de 4 anos, que é o período mínimo de duração do curso na modalidade à distância.

Licenciatura em Ensino de Química

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Ensino de Química

Duração:

4 Anos


Este curso é oferecido na modalidade de Ensino à Distância na forma semi-presencial, ou seja, com períodos presenciais e à distância. A parte presencial do curso consta de aulas tutoriais, práticas de laboratório, actividades avaliativas e assistências aos alunos.

Perfil

São admitidos para frequentarem o curso de Licenciatura em Ensino de Química, todos os interessados em progredir com seus estudos na área de docência em Ensino de Química. Devendo para tal apresentar os seguintes requesitos:

  • Ter concluido a 12ª classe do Ensino Secundário Geral e/ou equivalente na área de Ciências Naturais e Matemática;
  • Possuir formação média em curso de professorado e/ou equivalente;
  • Ser professor em exercício.

Competências

Esta modalidade de formação de professores e técnicos da educação confere competências, habilidades e atitudes que possibilitam ao graduado promover aprendizagens curriculares, divulgando a sua prática profissional num saber específico resultado da produção e uso de diversos saberes, nomeadamente, saber fazer, saber ser e saber estar.

  1. No domínio do saber ser, o graduado do curso de Licenciatura em Ensino Química:
    • Identifica-se pelo exemplo na sua relação com a sociedade, através da sua colaboração com todos os actores do processo educativo.
    • Valoriza a escola enquanto lugar privilegiado de desenvolvimento sócio-cultural, cooperando com outras instituições da comunidade e participando nos seus projectos;
    • Desenvolve competências pessoais, sociais e profissionais devendo estar aberto a novas teorias, metodologias e técnicas de ensino e inovações;
    • Reflecte sobre as suas acções e práticas, apoiando-se na investigação em outros recursos em voga na actualidade;
    • Integra saberes e combate a discriminação e a exclusão;
    • Participa em projectos de investigação relacionados com ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.
  2. No domínio do saber estar, o graduado do curso de Licenciatura em Ensino Química:
    • Tem alta capacidade para resolver situações problemáticas e de conflito, respeitando as opiniões e ideias dos outros;
    • Valoriza as relações humanas e o papel do diálogo na condução da tarefa educativa.
  3. No domínio do saber fazer o graduado do curso de Licenciatura em Ensino de Química:
    • Desenvolve nos alunos a capacidade de aprender pelos seus próprios meios;
    • Ensina a desenvolver o domínio dos instrumentos do conhecimento;
    • Ensina a descobrir o prazer da compreensão do conhecimento e da descoberta, estimulando a curiosidade intelectual, o sentido crítico e a compreensão do real.

Saídas Profissionais

O Licenciado em química é um profissional capaz de responder aos problemas da comunidade de forma dinâmica e criativa. Devendo este actuar como profissional da Educação em Química no ensino ESG, concebendo projectos de intervenção que contribuiam para melhoria e qualidade do ensino.

A formação do Licenciado em Química envolverá, além da parte geral, o domínio conhecimentos sólidos em diversos campos de pesquisa da química, devendo estes estar ligados directamente aos aspectosdidácticos, pedagógicos e metodológicos da Educação no geral e Educação de Química em particular.
Esse profissional deverá de uma forma intelectual analisar criticamente a legislação concernente a políticas públicas educacionais e material didáctico-pedagógico relacionados com a aprendizagem de Química, bem como, compreender a realidade regional e local das comunidades.
O curso de Licenciatura em Ensino de Química na modalidade à distância habilita o estudante a trabalhar em:

  • Docência em diferentes ciclos de ensino seja ele, básico e médio, ajudando deste modo a consolidar os objectivos do governo.
  • Todas instituições de Ensino do sistema privado e público;
  • Auxiliares de técnico de Educação;
  • Participar em actividades de edição de livros e materiais didácticos;
  • Divulgação da trabalhos ciêntificos relacionados com o Ensino da Química e Educação Ambiental;
  • Laboratório para desenvolvimento de práticas experimentais, para meios didácticos;
  • Instituições de pesquisa para o melhoramento da qualidade do Ensino;
  • Organizações em prol de desenvolvimento comunitário e protecção do meio ambiente (Educadores Ambientais); e
  • Outras actividades na área da Química e áreas afins.

Plano Curricular

O currículum da Licenciatura em Ensino de Química está estruturado no sistema de créditos, devendo o estudante no final obter um mínimo de 240 ECTS em 8 semestres, equivalentes aos 4 anos de duração do curso.

Licenciatura em Gestão Ambiental

Grau académico:

Licenciatura

Título Profissional:

Licenciado em Gestão Ambiental

Duração:

4 Anos


O curso de Licenciatura em Gestão Ambiental rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique; e pelo Regulamento em vigor no Centro de Informação Geográfica e Centro de Ensino à Distância. O curso visa formar profissionais com capacidades de compreender o meio natural, social, político, económico e cultural no qual está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente, garantindo a sustentabilidade ambiental.

Este é um programa inovador, pertinente e moderno projectado para satisfazer as necessidades do país, permitindo aos graduados competir nacional e internacionalmente, nos sectores relacionados a Gestão Ambiental.

Perfil

O licenciado em Gestão Ambiental na UCM é um profissional com as seguintes habilidades:

  • Implementar a política ambiental da organização à qual está vinculado;
  • Avaliar diferentes meios alternativos de uso de insumos, processos e produtos, considerando-os sob o aspecto ambiental, de custos e de tempo;
  • Sensibilizar os demais indivíduos internos e externos à organização, propagando e consolidando a ideia de que essas actividades geram novas oportunidades de redução de custos e de melhoria de resultados, tanto para a empresa quanto para a comunidade; e
  • Conseguir a colaboração e o engajamento de todos os potenciais envolvidos, pois o sucesso de um processo de transformação organizacional e social está intimamente ligado à participação colectiva e à incorporação da variável cultural.

Competências

Esta modalidade de formação de professores e técnicos da educação confere competências, habilidades e atitudes que possibilitam ao graduado promover aprendizagens curriculares, divulgando a sua prática profissional num saber específico resultado da produção e uso de diversos saberes, nomeadamente, saber ensinar, saber ser e saber estar/conviver profissionalmente.

1. No domínio do saber fazer, o graduado do curso de licenciado em gestão ambiental:

  • Competências para na contribuição para a formulação, execução, acompanhamento, análise e avaliação de planos, programas, projectos e actividades na área de gestão ambiental como, por exemplo, programas de gestão de resíduos, de recursos hídricos, de áreas naturais protegidas, políticas públicas, difusão de tecnologias.
  • Conceber, desenvolver, implementar e documentar estudos de impacto ambiental (EIA) e relatórios de impacto ambiental (RIMA).
  • Conhecer e monitorar na organização à qual esteja vinculado, a aplicação das leis e regulamentos que regem as relações da sociedade com o ambiente.
  • Promover processos de educação ambiental formal, informal e não-formal em organizações e comunidades.
  • Dominar instrumentos capazes de internalizar nas estruturas institucionais os valores de responsabilidade ambiental e social, da justiça social e da ética, questionando práticas que contrariem estes princípios e propondo novas práticas.
  • Dominar e aplicar os instrumentos básicos e os procedimentos técnicos administrativos necessários para a realização das acções de gestão ambiental.
  • Desenvolver iniciativa, determinação, espírito empreendedor, vontade política e administrativa que produzam as mudanças necessárias nas organizações que pretendam evoluir e atender às novas demandas da sustentabilidade.
  • Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais e intergrupais, bem como desenvolver capacidade de escolha do meio de comunicação mais eficiente para determinado grupo social inserido em determinada realidade.

2. No domínio do saber estar/conviver profissionalmente, o graduado do curso de Licenciatura em Gestão Ambiental:

  • Tem alta capacidade para resolver situações problemáticas e de conflito, respeitando as opiniões e ideias dos outros;
  • Valoriza as relações humanas e o papel do diálogo na condução da tarefa educativa.

Saídas Profissionais

O curso de Gestão Ambiental habilita o estudante a trabalhar em:

  • Organizações internacionais e Privadas, orientadas para o Sector Ambiental
  • Governos Municipais, Distritais e Provinciais na área ambiental
  • Empresas de Consultoria Ambiental

Plano Curricular

Para completar o curso de Licenciatura em Gestão Ambiental, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, que perfazem um total de 240 créditos académicos.