Mestrados

 

Doutoramento em Ciências da Educação

Grau académico:

Doutoramento

Título Profissional:

Doutor em Ciências da Educação

Duração:

3 Anos


O curso de Ciências da Educação é leccionado pela Universidade Católica do Porto.

O alargamento das oportunidades de aprendizagem constitui um dos aspectos fulcrais da sociedade do conhecimento a partir do conceito estruturante de aprendizagem ao longo da vida. É neste propósito que se enquadra o Doutoramento em Ciências da Educação protocolado entre a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e a Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique, tendo por objectivo geral dotar os profissionais de educação e formação de saberes que lhes permitam o desenvolvimento de competências de investigação em áreas integrantes dos seus contextos profissionais.

O Doutoramento em Ciências da Educação tem os seguintes objectivos específicos:

  • Desenvolver capacidades de compreensão dos sistemas de educação e formação;
  • Adquirir competências avançadas de investigação no domínio das Ciências da Educação;
  • Proceder a uma exploração conceptual de temáticas integrantes das Ciências da Educação, em associação com contextos profissionais e com grupos de pesquisa;
  • Suscitar a produção de novos saberes no domínio das Ciências da Educação.

Direcção e Coordenação Científica

Director: Prof. Doutor Joaquim Azevedo

Coordenador: Prof. Doutor José Matias Alves

Condições de Acesso

Podem candidatar-se ao Doutoramento em Ciências da Educação:

  1. Titulares do grau de mestre ou equivalente legal, obtido em Portugal ou em Moçambique por Universidades reconhecidas pelos respectivos Estados.
  2. Titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto).

Áreas de Aprofundamento

Estudos Curriculares e Supervisão Pedagógica, Psicologia da Aprendizagem, Tecnologias e Educação

Recursos de Apoio à realização do Curso

O curso de doutoramento será apoiado pelo acesso às Bases de Dados da Universidade Católica Portuguesa (Porto) e pelo recurso à plataforma de ensino à distância Blackboard.

Número de Vagas: 15

Critérios de selecção:

  • grau de mestre
  • relevância da experiência profissional
  • publicação de trabalhos académicos
  • será privilegiada a experiência em funções de direcção e/ou coordenação na Universidade Católica de Moçambique

Nota: são reservadas 10 vagas para docentes da UCM e 5 vagas para candidatos com vínculo a organizações públicas do Estado Moçambicano.

Perfil

Conteúdo não disponível - volte em breve.

Competências

O grau de Doutor é conferido no ensino universitário num ramo de conhecimento e numa especialidade após um ciclo de estudos, que engloba a elaboração de uma tese original e a realização de unidades curriculares aos que demonstrem: capacidade de compreensão sistemática de um dado domínio científico; competências, aptidões e métodos de investigação; capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar uma investigação significativa; ter realizado uma quantidade significativa de trabalho de investigação original; ser capaz de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas; ser capaz de comunicar com os seus pares, a comunidade científica e com a sociedade em geral sobre uma área de conhecimento; ser capaz de promover, numa sociedade baseada no conhecimento, em contexto académico /ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.

No fim deste ciclo de formação, o detentor do grau de Doutoramento em Ciências da Educação da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa deverá adquirir as seguintes competências:

  • Compreender, analisar e produzir novo conhecimento, de forma sistemática, sobre o domínio científico das Ciências da Educação;
  • Mobilizar competências de investigação no domínio das Ciências da Educação;
  • Adoptar uma atitude de questionamento das práticas educativas através de atitudes permanentes de investigação;
  • Realizar um trabalho de investigação original (Tese de Doutoramento) no domínio das Ciências da Educação;
  • Divulgar e publicar, através de monografias e de revistas especializadas em Portugal e no estrangeiro, os trabalhos realizados ao longo do doutoramento.

Saídas Profissionais

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Plano Curricular

O Doutoramento em Ciências da Educação da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto) organiza-se em regime de blendedlearning em três anos / seis semestres curriculares, compreendendo um total de 180 ECTS. Será, no entanto, assegurada a possibilidade de realização do curso em part-time a partir do 3º semestre, havendo neste cenário a hipótese de elaborar o trabalho empírico ao longo de 4 anos.

O curso será acompanhado em Moçambique pelo Coordenador Científico e pela equipa docente, tanto em termos de presença regular no local durante o tempo de desenvolvimento da tese, como através de correio electrónico.

Doutoramento em Inovação Educativa

Grau académico:

Doutoramento

Título Profissional:

Doutor em Inovação Educativa

Duração:

3 Anos


O grau de Doutoramento em Inovação Educativa é atribuído pela Universidade Católica de Moçambique.

O propósito deste curso, no âmbito do 3º Ciclo, visa aprofundar conhecimentos e desenvolver pesquisa em torno das grandes questões que se colocam, hoje, ao ensino, em geral, e ao ensino superior, em particular. Assim, pretende-se realizar pesquisa científica, de nível avançado, no quadro da relação “Tecnologias versus Educação”; no campo da gestão inovadora das instituições do ensino superior; e nos domínios da avaliação da qualidade do serviço educativo prestado pelas instituições de ensino.

O Doutoramento em Inovação Educativa tem os seguintes objectivos específicos:

  • Aprofundar as implicações pedagógicas das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto do ensino presencial e no ensino a distância (e-learning);
  • Produzir conhecimento contextualizado sobre o desenvolvimento organizacional das Instituições de Ensino Superior em Moçambique;
  • Promover, através de pesquisas na modalidade de investigação-acção, uma cultura de empreendedorismo e de avaliação da qualidade do ensino superior moçambicano.

Direcção e Coordenação Científica

Director: Prof. Doutor Pe. Alberto Ferreira

Coordenadores: Prof. Doutor Fernando Canastra e Prof. Doutor Martins Vilanculos Laita

Condições de Acesso

Podem candidatar-se ao Doutoramento em Inovação Educativa:

  1. Titulares do grau de mestre ou equivalente legal.
  2. Titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Áreas de Aprofundamento:

  • Tecnologias e E-Educação
  • Empreendedorismo e Instituições do Ensino Superior
  • Avaliação da Qualidade e Sistemas de Educação e Formação

Recursos de Apoio à realização do Curso

O curso de doutoramento será apoiado pelo acesso às Bases de Dados da Universidade Católica de Moçambique e pelo recurso à plataforma de ensino à distância Plataforma Moodle.

Número de Vagas: 25

Critérios de selecção:

  • grau de mestre
  • relevância da experiência profissional
  • publicação de trabalhos académicos

Perfil

O Programa de Doutoramento em Inovação Educativa (PDIE) visa aprofundar algumas linhas de investigação no contexto do ensino superior moçambicano. É sabido que, em Moçambique, a proliferação de Instituições de Ensino Superior (IES) tem tido um impacto significativo na democratização do acesso ao ensino superior. Todavia, este aumento quantitativo nem sempre é acompanhado de mecanismos de supervisão e da avaliação da qualidade do ensino ministrado e da investigação científica produzida. Importa, por isso, investir na capacidade de as IES (neste caso, estamos a referir-nos concretamente às IES moçambicanas) se tornarem “organizações aprendentes”, de modo a aumentarem a qualidade da sua oferta formativa.

É no contexto deste grande desafio que se inscreve a proposta de abertura do PDIE. Partindo de três linhas fundamentais de investigação (Tecnologias e E-Educação; Empreendedorismo e Instituições do Ensino Superior; Avaliação da Qualidade e Sistemas de Educação e Formação), o propósito deste Curso focaliza-se na geração de conhecimento orientado para o desenvolvimento inclusivo das IES moçambicanas.

Assim, com este programa, pretende-se investir numa cultura de investigação marcada pela inovação e qualidade, de modo a alcançarmos a excelência que se exige às IES. O papel das Tecnologias da Informação e Comunicação, a par da promoção de uma cultura de empreendedorismo e de avaliação da qualidade podem tornam-se nos vectores-chave no processo de consolidação e inovação do ensino superior, em Moçambique.

Competências

Com este curso pretende-se desenvolver as seguintes competências:

  • Compreender, analisar e produzir novo conhecimento, de forma sistemática, sobre o domínio científico das Ciências da Educação;
  • Mobilizar competências de investigação no domínio da educação;
  • Adoptar uma atitude de questionamento no quadro das práticas de investigação-acção;
  • Produzir pesquisa científica no quadro das linhas de investigação propostas pelo curso;
  • Aumentar o portefólio de competências no campo da investigação científica.

Saídas Profissionais

O Curso de Doutoramento em Inovação Educativa destina-se a todos os que procuram contribuir para o desenvolvimento de um ensino superior sustentado por práticas de ensino e investigação de excelência. No caso em apreço, sendo um curso que procura inscrever-se na melhoria do ensino superior moçambicano, os principais destinatários são:

  • Especialistas em Educação;

  • Gestores de Instituições do Ensino Superior

  • Inspectores na área do Ensino

  • Investigadores na área da Tecnologia Educativa e Inovação

Plano Curricular

O Programa de Doutoramento em Inovação Educativa (PDIE) organiza-se em regime de blendedlearning em três anos / seis semestres curriculares, compreendendo um total de 180 ECTS.