Mestrados

 

Mestrado em Antropologia Aplicada ao Desenvolvimento

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Antropologia Aplicada ao Desenvolvimento

Duração:

1 Ano e Meio


O curso de Mestrado em Antropologia Aplicada ao Desenvolvimento rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.

As transformações que se têm vindo a efectuar no nosso país, tanto a nível político e cultural como social e económico, conduziram à promoção do desenvolvimento social, cultural e económico da população. Todavia, uma grande parte da população moçambicana ainda permanece sem saber ler nem escrever. Este elevado índice de analfabetismo, aliado à diversidade cultural do nosso país, tem contribuido para o desaparecimento de parte do nosso património cultural.

Uma das formas de lutar contra este mal social é formar profissionais dinâmicos, flexíveis e inovadores, que tenham conhecimento da nossa diversidade cultural, e percebam as interligações entre os diversos aspectos da vida social e cultural, os sistemas de crenças e os comportamentos individuais; e reflictam criticamente sobre os problemas da sociedade.

É nesta perspectiva que a Faculdade de Educação e Comunicação desenhou o Mestrado em Antropologia Aplicada ao Desenvolvimento. O Curso pretende habilitar os estudantes, teórica e praticamente, de técnicas e métodos apropriados à concepção de estratégias que solucionem os problemas concretos e práticos das comunidades.

Perfil

O graduado em Antropologia aplicada ao Desenvolvimento é um profissional capaz de responder aos problemas da comunidade de forma dinâmica e criativa, identificando a influência de factores exógenos no desenvolvimento local e concebendo projectos e actividades culturais. Também está apto a actuar nas comunidades locais, contribuindo para a preservação da cultura e identidade nacional.

Como pesquisador, analisa as relações culturais e de cooperação e promove e divulga pesquisas, com o fim de melhorar a qualidade de vida das comunidades.

Como profissional, deverá desenvolver o conhecimento dos valores culturais das diferentes sociedades do mundo e do país, através do estudo dos diversos contextos etnográficos, rurais e urbanos, e da tomada de consciência das questões éticas das realidades sociais.

O público-alvo do Mestrado em Antropologia Aplicada ao Desenvolvimento são profissionais licenciados ou graduados em Ciências Sociais que trabalham nas áreas antropológicas e de desenvolvimento, nas organizações governamentais e não governamentais.

Competências

O mestre em Antropologia Aplicada ao Desenvolvimento deve reunir, no final do curso, as seguintes competências:

  • Conhecer as teorias e métodos da antropologia aplicada ao desenvolvimento;
  • Conhecer as teorias e modelos do desenvolvimento local e regional;
  • Desenhar projectos de preservação e divulgação da cultura moçambicana;
  • Desenhar, implementar, monitorar e avaliar iniciativas e projectos de intervenção nas comunidades e nas várias instituições de promoção do desenvolvimento local;
  • Desenvolver pesquisas e trabalho de campo relevante, na busca de soluções para os problemas práticos de natureza social, económica e cultural;
  • Ser capaz de intervir nas comunidades de forma íntegra e ética;
  • Ser um profissional capaz de contribuir para a mudança e o desenvolvimento social e cultural das comunidades;
  • Ter capacidade científica e técnica especializada para colaborar na elaboração de instrumentos de desenvolvimento e preservação da cultura a serem usados no trabalho com as comunidades.

Saídas Profissionais

O curso de Mestrado em Antropologia Aplicada ao Desenvolvimento habilita o estudante a trabalhar em:

  • Centros de estudo de desenvolvimento regional e local;
  • Instituições de pesquisa para a promoção do desenvolvimento distrital e local;
  • Instituições governamentais viradas para o desenvolvimento da comunidade;
  • Município e governos distritais;
  • Museus e instituições de investigação relacionados com a Cultura;
  • ONG’s viradas para o desenvolvimento cultural das comunidades;
  • Organizações económicas de desenvolvimento (OECD) e Agências de desenvolvimento local (ADEL);
  • Organizações internacionais e de cooperação;
  • Projectos de intervenção comunitária.

Plano Curricular

Para completar a parte académica do 2.º Ciclo de três semestres (Mestrado), o estudante deve acumular 90 créditos académicos, dos quais 60 créditos em disciplinas curriculares e 30 créditos no trabalho de fim do curso (Seminário: Dissertação).

Mestrado em Comunicação para o Desenvolvimento

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Comunicação para o Desenvolvimento

Duração:

1 Ano e Meio


O curso de Mestrado em Comunicação para o Desenvolvimento rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, nº 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.

A Faculdade de Educação e Comunicação oferece, na continuidade da Licenciatura em Comunicação para o Desenvolvimento, o Mestrado em Ciências da Comunicação, numa área de especialização completamente inovadora como é a Comunicação para o Desenvolvimento.

Este Mestrado está concebido a partir do conceito de que a Comunicação para o Desenvolvimento é um processo contínuo de planeamento estratégico de comunicação, capaz de mobilizar, denunciar e mudar comportamentos, serviços e estruturas sociais, e ainda de promover e assumir um compromisso social, seja local, nacional ou internacional.

Este Mestrado forma profissionais pós-graduados de alto nível académico do 2º ciclo, capazes de combinar eficiente e estrategicamente a teoria e a prática comunicacional. Além disso, pretende-se, neste Mestrado, integrar de maneira criativa experiências e conhecimentos interdisciplinares (Ciências de Comunicação, Ciências Políticas e Sociais, e Ciências de Gestão e Economia) em formas de acção comunicativa, dirigidos para a mudança do comportamento e para a mudança social no campo do desenvolvimento.

Perfil

O mestre em Comunicação para o Desenvolvimento caracteriza-se por ser:

  • Um comunicador estratégico: conhece e desenha, criativa e estrategicamente, intervenções comunicacionais para incrementar e promover o desenvolvimento;
  • Um comunicador para o desenvolvimento: conhece e analisa as dimensões comunicacionais e as relações sociais e económicas no campo do desenvolvimento sustentável, justo e ético, orientadas para a mudança social;
  • Um técnico: possui habilidades e competências para desenhar intervenções comunicacionais, envolvendo e comprometendo os diversos actores sociais da comunidade, usando as estratégias e as tecnologias mais modernas;
  • Um pesquisador na área da especialização.

O público-alvo deste Mestrado em Ciências da Comunicação, com especialização em Comunicação para o Desenvolvimento são graduados nas áreas de Comunicação, Educação, Gestão, Economia, Marketing e ainda profissionais com actividades desenvolvidas na área de Comunicação.

Competências

Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber, do saber fazer e do saber estar, os licenciados devem adquirir, ao longo do curso de Gestão Publicitária, as seguintes competências básicas de formação profissional:

  • Conhecer as estratégias de Publicidade;
  • Conhecer teorias de gestão publicitária;
  • Desenvolver e implementar programas de promoção, publicidade e merchandise;
  • Desenvolver pesquisas de opinião e de mercado;
  • Dirigir uma campanha publicitária completa, desde a concepção até ao fim, incluindo estratégias, direcção de arte e apresentação;
  • Planear, elaborar e gerir designs publicitários para marcas, produtos e serviços;
  • Posicionar e agregar valor aos produtos, serviços e marcas;
  • Ser um comunicador criativo, íntegro e ético capaz de formular estratégias cuidadosamente planeadas e de expressão nos meios de comunicação tradicionais e emergentes da publicidade interactiva;
  • Ser um líder capaz de trabalhar em equipa.
Saídas Profissionais

O curso de Licenciatura em Gestão Publicitária habilita o estudante a trabalhar em todos os campos do mercado publicitário, que engloba agências de publicidade, produtoras de áudio script e vídeo e de publicidade digital, gráficas e estúdios fotográficos.

Também fazem parte do campo de trabalho do publicitário a assessoria de comunicação, departamentos de marketing e de comunicação de empresas públicas e privadas, institutos de pesquisa e consultorias especializadas em publicidade.

Plano Curricular

Para completar a parte académica do 1.º Ciclo de três anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar a todas as 36 disciplinas, somando um total de 180 créditos académicos.

Mestrado em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária

Duração:

1 Ano e Meio


O curso de Mestrado em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.

O curso tem como objectivo principal formar técnicos e profissionais qualificados com conhecimentos científicos teóricos e práticos sobre programas de educação de adultos e intervenção comunitária, capazes de reflectir, cuidadosa e aprofundadamente, e de responder aos actuais desafios do desenvolvimento nacional e local.

Perfil

O mestre em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária é um profissional especializado:

  • Domina os métodos, as técnicas e as estratégias aplicáveis às áreas de educação de adultos e de intervenção comunitária;
  • Reflecte criticamente sobre políticas e práticas correntes de educação de adultos e de intervenção comunitária nos diversos contextos nacionais, regionais e internacionais;
  • Gere programas de educação de adultos e de intervenção comunitária, com competências e conhecimentos científicos que lhe permite desenvolver modelos adequados à concepção, implementação, gestão e avaliação de projectos de intervenção comunitária, no processo de aprendizagem ao longo da vida da população adulta.

Podem aceder ao curso de Mestrado em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária os candidatos:

  • Com o nível de licenciatura ou equivalente em Ciências da Educação;
  • Licenciados que desempenhem funções de docentes ao nível básico, secundário ou superior;
  • Funcionários que trabalham nas áreas de educação e formação de adultos e de intervenção comunitária.

Competências

Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber, do saber fazer e do saber ser, os mestres devem adquirir ao longo do curso as seguintes competências profissionais:

  • Conhecer os métodos e técnicas de investigação orientadas para a educação de adultos/orientação profissional;
  • Conhecer as teorias de aprendizagem de adultos;
  • Conhecer as práticas de educação de adultos em contextos de intervenção comunitária;
  • Desenvolver competências de investigação no âmbito de educação de adultos e intervenção comunitária;
  • Dinamizar processos de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em situações de educação de adultos, animação e intervenção comunitária;
  • Saber elaborar, gerir e avaliar currículos nas áreas de educação de adultos e de intervenção comunitária;
  • Ser um educador íntegro e ético;
  • Ser capaz de trabalhar em equipa.

Saídas Profissionais

O Mestrado em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária habilita o estudante para as seguintes áreas profissionais:

  • Intervenção e mediação em instituições e contextos de educação ao longo da vida;
  • Concepção, gestão, implementação e avaliação de currículos;
  • Elaboração de projectos de intervenção comunitária em educação de adultos;
  • Concepção e desenvolvimento de projectos de investigação no âmbito da educação de adultos e intervenção comunitária;
  • Trabalhar em instituições públicas ou privadas, ligadas à educação de adultos e ao desenvolvimento comunitário.

Plano Curricular

Para completar a parte académica do 2.º Ciclo de três semestres (Mestrado), o estudante deve acumular 90 créditos académicos, dos quais 60 créditos se referem às 8 disciplinas curriculares e os restantes 30 créditos à elaboração do trabalho de fim do curso (Seminário: Dissertação).

Mestrado em Educação Social

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Educação Social

Duração:

1 Ano e Meio


O curso de Mestrado em Educação Social rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.

O curso visa formar profissionais na área de Educação Social, capazes de intervir em tecidos sociais fragilizados e nos domínios psicossociológicos de populacões em risco, através de acções de prevenção e (re)inserção social, tendo em vista a promoção do desenvolvimento pessoal e social e a qualidade de vida dos cidadãos.

Perfil

O mestre em Educação Social caracteriza-se por ser:

  • Um especialista na área de educação social, capaz de actuar em contextos sociais diversos e com diferentes comunidades ou grupos carenciados;
  • Um profissional com conhecimentos teóricos e práticos abrangentes sobre intervenção social, em contextos educativos de diferentes grupos sociais ou comunidades, sob uma perspectiva de prevenção e resolução dos problemas sociais;
  • Um educador no âmbito da intervenção social;
  • Um pesquisador na área da sua especialização.

Podem candidatar-se ao curso de Mestrado em Educação Social os licenciados que desempenham funções na área do trabalho social.

Podem ainda candidatar-se os licenciados em Ciências da Educação ou de outras áreas do conhecimento que manifestem interesse pela educação social.

Competências

Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber, do saber fazer e do saber estar, os mestres devem adquirir, ao longo do curso, as seguintes competências profissionais:

  • Apoiar, individual ou colectivamente, pessoas, grupos ou comunidades com comportamentos desviantes;
  • Conhecer a dinâmica do comportamento social e dos vários grupos humanos;
  • Conhecer e interpretar políticas públicas e sociais dos diferentes âmbitos da sua intervenção;
  • Desenhar processos de ensino e aprendizagem para grupos ou pessoas com características particulares ou necessidades educacionais especiais;
  • Desenhar projectos de desenvolvimento social e cultural;
  • Dirigir e trabalhar em equipas interdisciplinares na gestão de centros, projectos ou serviços;
  • Dominar a investigação no campo educativo;
  • Dominar as técnicas de intervenção social em vários contextos;
  • Formar profissionais capazes de intervir nos domínios psico-sociológicos e desenvolver acções de prevenção e de inserção social e individual;
  • Planificar e gerir projectos educativos ou reeducativos para grupos específicos.

Saídas Profissionais

O curso de Mestrado em Educação Social habilita o estudante para as áreas profissionais de:

  • Apoio Psicossocial, individual e/ou em grupo, com especial incidência em populações vulneráveis;
  • Desenvolvimento de projectos de educação social comunitários;
  • Inserção profissional em contextos diversificados: serviços de saúde, serviços de apoio a grupos juvenis em risco e minorias, centros de apoio à terceira idade, serviços judiciais e de reinserção social, comunidades terapêuticas, comissões de protecção de crianças e jovens, serviços de apoio social;
  • Organizações governamentais e não governamentais de assistência social.

Plano Curricular

Para completar a parte académica do 2.º Ciclo de três semestres (Mestrado), o estudante deve acumular 90 créditos, dos quais 60 créditos em disciplinas curriculares e 30 créditos no trabalho de fim de curso (Seminário: Dissertação).

Mestrado em Gestão e Administração Educacional

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre  em Gestão e Administração Educacional

Duração:

1 Ano e meio


O curso de Mestrado em Gestão e Administração Educacional rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.

O curso visa desenvolver uma consciência analítica e crítica dos sistemas educativos, com vista ao reforço das capacidades de avaliação das dinâmicas organizacionais, das práticas educativas e do funcionamento dos contextos pedagógicos e administrativos do processo de ensino aprendizagem, bem como da optimização dos meios e recursos educativos próprios e da rede comunitária.

Pretende ainda promover e formar gestores que assegurem e dêem continuidade às políticas educacionais em Moçambique.

O Curso visa, igualmente, incentivar a investigação teórica e aplicada à gestão e administração educacional.

Perfil

O graduado em Gestão e Administração Educacional é um profissional capaz de:

  • Gerir e administrar as instituições educacionais, nos contextos pedagógicos modernos;
  • Facultar o conhecimento, teórico e prático, requerido para o desempenho das funções de gestor e administrador educacional;
  • Incrementar uma atitude crítica e ética;
  • Identificar e promover o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, aplicadas à educação;
  • Pesquisar na área da sua especialização.

Competências

Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber, do saber fazer e do saber estar, os mestres devem adquirir, ao longo do curso, as seguintes competências profissionais:

  • Conhecer a psicossociologia das organizações;
  • Conhecer as políticas públicas e a gestão educacional;
  • Conhecer as teorias contemporâneas da educação;
  • Saber desenhar currículos;
  • Saber gerir com qualidade as instituições educativas;
  • Saber gerir recursos humanos e administrativos;
  • Saber gerir, monitorar e avalia projectos educacionais;
  • Saber organizar trabalhos pedagógicos;
  • Saber supervisionar e inspeccionar instituições educativas;
  • Saber utilizar métodos adequados para uma boa investigação;
  • Ser um gestor íntegro e ético.

Saídas Profissionais

O curso de Mestrado em Gestão e Administração Educacional habilita o estudante para as áreas profissionais de:

  • Gestão de instituições educacionais públicas e privadas;
  • Supervisão e inspecção educacional;
  • Gestão de recursos humanos e administrativos;
  • Concepção e desenvolvimento de currículos escolares;
  • Pesquisa científica.

Plano Curricular

O Plano curricular do Mestrado em Gestão e Administração Educacional apresenta a seguinte estrutura:

Para completar a parte académica do 2.º Ciclo de três semestres (Mestrado), o estudante deve acumular 90 créditos académicos, dos quais 60 créditos em disciplinas curriculares e 30 créditos no trabalho de fim do curso (Seminário: Dissertação).

Mestrado em Gestão e Administração de Negócios (MBA)

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Gestão e Administração de Negócios

Duração:

1 Ano e Meio


O curso de Mestrado em Gestão e Administração de Negócios (MBA) tem como objectivo desenvolver e reforçar as competências dos gestores de Moçambique e produzir analistas de negócios e administradores, tanto no sector público, como privado, altamente qualificados.

O programa incentiva o desenvolvimento de competências empresariais e de prática de gestão, abordando os desafios de uma economia regional e global, a partir de uma perspectiva internacional.

O curso incorpora a teoria e a prática das funções da empresa (contabilidade, finanças, gestão e comercialização), bem como temas mais especializados, com foco empresarial e interface das políticas públicas.

Perfil

O Mestre em Gestão e Administração de Negócios da Universidade Católica de Moçambique posiciona-se como um profissional capaz de desempenhar funções nas mais diversas áreas, de uma entidade pública ou privada.

Os amplos conhecimentos de gestão e administração de empresas, adquiridos durante o curso, permitem ao graduado ter uma elevada capacidade de análise, segurança na tomada de decisões em ambientes incertos, flexibilidade para a mudança estratégica e desenvolvimento de competências directivas.

O programa destina-se a preparar os estudantes para assumir um papel preponderante na criação, gestão e direcção de empresas privadas, organizações governamentais e não governamentais.

Competências

Após terminar o MBA, o graduado terá as seguintes competências:

  • Conceber e desenvolver os seus próprios empreendimentos com sucesso;
  • Saber analisar os problemas de marketing e aplicar os conceitos do marketing mix;
  • Saber aplicar as teorias gerenciais nas organizações públicas e privadas;
  • Saber aplicar fundamentos económicos e de gestão no processo de tomada de decisões;
  • Saber clarificar e quantificar os elementos de incerteza que podem existir no processo de tomada de decisões;
  • Saber formular estratégias de marketing e desenvolver programas de marketing;
  • Saber interpretar e analisar os documentos financeiros da organização e usá-los para tomar decisões financeiras sustentáveis;
  • Saber tomar decisões estratégicas a todos os níveis funcionais da organização;
  • Ter conhecimentos dos desafios complexos que envolvem a gestão de pessoas.

Saídas Profissionais

Os mestres em Gestão e Administração de Negócios poderão trabalhar no sector público e/ou privado, assim como usar os conhecimentos adquiridos para se tornar um empreendedor de sucesso.

A pessoa que adquire o grau de mestre em MBA depara-se com as seguintes saídas profissionais:

  • Analista de projectos;
  • Assessor de Administração de qualquer área funcional;
  • Assessor financeiro;
  • Assistente de direcção, administrativo;
  • Consultor de gestão, de marketing e de recursos humanos;
  • Director de marketing, de recursos humanos e financeiro;
  • Director geral;
  • Gestor de logística;
  • Gestor de operações;
  • Planificador.

Plano Curricular

Para completar o curso e obter o grau de mestrado em Gestão e Administração de Negócios o estudante deverá concluir com todas as disciplinas curriculares de modo a obter um total de 90 créditos.

Mestrado em Gestão de Desenvolvimento

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Gestão de Desenvolvimento

Duração:

1 Ano e Meio


O curso de Mestrado em Gestão do Desenvolvimento rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.

O curso visa formar profissionais capazes de promover o desenvolvimento económico e social a nível regional e local. Numa perspectiva multidisciplinar virada para a prática, o curso habilita os estudantes a adquirir técnicas e métodos apropriados à concepção de estratégias que solucionem problemas concretos e práticos das comunidades.

O curso permitirá formar quadros nacionais que tenham capacidade para:

  • Analisar a realidade sócio-económica local, tendo em conta a base teórica disponível;
  • Fazer a apreciação crítica das políticas públicas implementadas, propondo medidas para acelerar o processo de descentralização, a governação e a inclusão participativa e o desenvolvimento conduzido pelos actores locais.

Perfil

O mestre em Gestão do Desenvolvimento é um profissional capaz de responder aos problemas da comunidade de forma dinâmica e criativa, identificando a influência de factores exógenos no desenvolvimento local.

Concebendo projectos de intervenção, ele actua nas comunidades locais, contribuindo para a melhoria das condições sociais e económicas das mesmas.

Com base nas potencialidades locais, o mestre é capaz de atrair parceiros e investidores nacionais e internacionais. Como pesquisador, promove e divulga pesquisas, com o fim de melhorar a qualidade de vida das comunidades.

Como profissional, deverá ter autonomia intelectual e capacidade crítica para articular teorias, métodos e práticas sociais na sua actuação, bem como compreender a realidade regional e local das comunidades.

O público-alvo do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento, são profissionais licenciados ou equivalentes que trabalham na área de desenvolvimento, nas diversas organizações governamentais e não governamentais.

Competências

O mestre em Gestão do Desenvolvimento deve reunir, no final do curso, as seguintes competências:

  • Aplicar métodos e técnicas na gestão do desenvolvimento regional e local;
  • Aplicar métodos e técnicas participativas relevantes a nível das comunidades;
  • Conhecer as organizações internacionais ligadas ao desenvolvimento e os acordos internacionais relativos a questões ligadas ao desenvolvimento;
  • Conhecer as teorias e modelos do desenvolvimento;
  • Coordenar projectos de desenvolvimento humano nas várias instituições;
  • Desenhar e propor políticas de desenvolvimento que se integrem nos projectos de desenvolvimento regional;
  • Desenhar, implementar, monitorar e avaliar projectos de intervenção nas comunidades;
  • Desenvolver pesquisas para a solução de problemas práticos das comunidades rurais;
  • Interpretar os modelos de gestão pública social a nível das políticas do desenvolvimento: local, regional, nacional e internacional;
  • Promover a gestão sustentável de recursos naturais da comunidade;
  • Propor estratégias de desenvolvimento nos distritos, partindo das potencialidades dos mesmos;
  • Ser capaz de analisar a governação em Moçambique e as suas influências no desenvolvimento regional e local;
  • Ser capaz de intervir nas comunidades de forma íntegra e ética;
  • Ser capaz de trabalhar de forma dinâmica e em equipa;
  • Ser íntegro e ético;
  • Ser um profissional capaz de contribuir para a mudança e o desenvolvimento social;
  • Ter capacidade científica e técnica especializada para colaborar na elaboração de instrumentos de desenvolvimento.

Saídas Profissionais

O curso de Mestrado em Gestão do Desenvolvimento habilita o estudante a trabalhar em:

  • Centros de estudos de desenvolvimento regional e local;
  • Instituições de pesquisa para promoção do desenvolvimento das comunidades;
  • Instituições governamentais viradas para o desenvolvimento da comunidade;
  • Município e governos distritais;
  • ONG’s viradas para o desenvolvimento das comunidades;
  • Organizações económicas de desenvolvimento (OECD) e Agências de desenvolvimento local (ADEL);
  • Organizações internacionais e de cooperação;
  • Projectos de intervenção comunitária.

Plano Curricular

Para completar a parte académica do 2.º Ciclo de 3 semestres (Mestrado), o estudante deve acumular 90 créditos académicos, dos quais 60 créditos se referem às 8 disciplinas curriculares e os restantes 30 créditos à elaboração do trabalho de fim do curso (Seminário: Dissertação).

Mestrado em Gestão Estratégica de Comunicação Corporativa

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Gestão Estratégica de Comunicação Corporativa

Duração:

1 ano e meio


O curso de Mestrado em Gestão Estratégica de Comunicação Corporativa rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.

O mundo empresarial moderno exige uma comunicação eficaz com os seus públicos, pautada na informação e na abertura de canais rápidos, fiéis e bem estruturados. Na actualidade, as empresas devem manter uma comunicação com os seus clientes e colaboradores para construir uma boa reputação e consolidação de sua imagem corporativa, como também, com os seus diferentes stakeholders.

O curso forma profissionais de alto nível académico do 2º ciclo, focando a teoria e a prática do planeamento como factor primordial da actuação do gestor estratégico da comunicação corporativa.

Perfil

O mestre em Gestão Estratégica de Comunicação Corporativa caracteriza-se por ser:

  • Um comunicador e gestor estratégico: adequa-se e decide nas situações mais complexas e imprevisíveis da vida das organizações, transformando fraquezas e ameaças em oportunidades de negócio;
  • Um comunicador estratégico dos negócios corporativos, com elevada capacidade de argumentação e forte iniciativa na gestão de crises;
  • Um técnico: possui uma visão de gerência da informação, habilidades e competências para desenhar estratégias comunicacionais e empresariais, para intervenção no mercado competitivo, usando as tecnologias mais modernas;
  • Um profissional ético, responsável e preocupado com as implicações que as suas decisões podem ter para a imagem da organização, para o relacionamento com os stakeholders, para os negócios e para a sociedade;
  • Um pesquisador na área da especialização.

O público-alvo deste Mestrado em Ciências da Comunicação, com especialização em Gestão Estratégica de Comunicação Corporativa são graduados nas áreas de Comunicação, Educação, Gestão, Economia, Marketing e ainda profissionais com actividades desenvolvidas na área de Comunicação.

Competências

Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber, do saber fazer e do saber estar, os mestres devem adquirir ao longo do curso as seguintes competências profissionais:

  • Conceber sistemas eficientes de gestão de informação e de conhecimento;
  • Conhecer as teorias de agenciamento e corporate governance;
  • Conhecer em profundidade as áreas da comunicação corporativa, seus modelos e características;
  • Conhecer teorias, modelos e estratégias de comunicação;
  • Desenhar estratégias de comunicação corporativa;
  • Pesquisar seguindo métodos de rigor científico;
  • Planear e gerir estrategicamente;
  • Posicionar e agregar valor aos negócios a partir da informação;
  • Ser um comunicador íntegro e ético;
  • Ser um líder capaz de trabalhar em equipa;
  • Utilizar as tecnologias da informação e comunicação.

Saídas Profissionais

O curso de Mestrado em Gestão Estratégica de Comunicação Corporativa habilita o estudante para as áreas profissionais de:

  • Comunicação e consulta estratégica de negócios corporativos;
  • Planeamento e gestão de processos comunicativos;
  • Pesquisa científica.

Plano Curricular

Para completar a parte académica do 2.º Ciclo de três semestres (Mestrado), o estudante deve acumular 90 créditos académicos, dos quais 60 créditos em disciplinas curriculares e 30 créditos no trabalho de fim do curso (Seminário: Dissertação).

Mestrado em Gestão de Marketing e Comunicação Empresarial

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Gestão de Marketing e Comunicação Empresarial

Duração:

1 Ano e Meio


O curso de Mestrado em Gestão de Marketing e Comunicação Empresarial rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.

O mercado mundial, pela sua natureza dinâmica, clama por reavaliações, correcções e flexibilizações constantes nas estratégias das actividades organizacionais. Para isso, a pesquisa e os recursos da comunicação são essenciais, tanto na consecução dos objectivos institucionais, como na racionalização de custos e obtenção de melhores resultados.

Deste modo, as organizações atentas e pro activas entendem que, entre os vários factores de sucesso, o uso combinado de estratégias de Marketing e de Comunicação Empresarial são decisivos para aumentar a competitividade com benefício da rentabilidade de negócio.

O curso forma profissionais pós-graduados de alto nível académico do 2º ciclo, combinando a teoria e a prática comunicacional.

Perfil

O mestre em Gestão de Marketing e Comunicação Empresarial caracteriza-se por ser:

  • Um comunicador e gestor estratégico: adequa-se e decide nas situações mais complexas e imprevisíveis da vida das organizações, transformando fraquezas e ameaças em oportunidades de negócio;
  • Um comunicador estratégico de Marketing e de negócios empresariais, com elevada capacidade de argumentação e forte iniciativa na gestão de crises;
  • Um técnico: possui habilidades e competências para desenhar estratégias comunicacionais e empresariais, para intervenção no mercado, usando as tecnologias mais modernas;
  • Um profissional ético, responsável e preocupado com as implicações que as suas decisões podem ter para a imagem da organização, para o relacionamento com os stakeholders, para os negócios e para a sociedade;
  • Um pesquisador na área da especialização.

O público-alvo deste Mestrado em Ciências da Comunicação, com especialização em Gestão de Marketing e Comunicação Empresarial são graduados nas áreas de Comunicação, Educação, Gestão, Economia, Marketing e ainda profissionais com actividades desenvolvidas na área de Comunicação.

Competências

Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber, do saber fazer e do saber estar, os mestres devem adquirir ao longo do curso as seguintes competências profissionais:

  • Avaliar o mercado-alvo;
  • Conceber sistemas eficientes de prestação de serviços;
  • Conceber, implementar e gerir estratégias de produto, preço, promoção e distribuição no mercado;
  • Conhecer as teorias de agenciamento e corporate governance, bem como os seus modelos e características;
  • Conhecer em profundidade as áreas do marketing e do comércio internacional;
  • Conhecer teorias e estratégias de comunicação;
  • Conhecer teorias e modelos de gestão estratégica de marketing;
  • Desenhar estratégias de comunicação empresarial e de marketing;
  • Desenvolver processos de auditoria, pesquisa de opinião e de mercado;
  • Pesquisar seguindo métodos de rigor científico;
  • Planear e gerir estrategicamente;
  • Posicionar e agregar valor aos negócios;
  • Ser um comunicador íntegro e ético;
  • Ser um líder capaz de trabalhar em equipa;
  • Utilizar as tecnologias da informação e comunicação.

Saídas Profissionais

O curso de Mestrado em Gestão de Marketing e Comunicação Empresarial habilita o estudante para as áreas profissionais de:

  • Comunicação estratégica de negócios;
  • Planeamento, gestão e consultoria estratégicas de Marketing;
  • Pesquisa de opinião e de mercados;
  • Pesquisa científica.

Plano Curricular

Para completar a parte académica do 2.º Ciclo de três semestres (Mestrado), o estudante deve acumular 90 créditos académicos, dos quais 60 créditos em disciplinas curriculares e 30 créditos no trabalho de fim do curso (Seminário: Dissertação).

Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Gestão de Recursos Humanos

Duração:

2 Anos


O curso de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República Iº Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na UCM.

Os Recursos Humanos são hoje considerados o activo mais valioso das empresas. Neste contexto, a posição competitiva das empresas passa, em boa parte, pela capacidade dos seus gestores atraírem e manterem as competências estratégicas necessárias e de formarem uma equipa de colaboradores empenhados e comprometidos com o trabalho e a missão da empresa.

As competências exigidas para o reforço da posição competitiva das empresas num quadro de mercado aberto são diversificadas e mutáveis. Nesta perspectiva, para dar resposta há novas solicitações, a Universidade Católica de Moçambique desenhou o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, consciente de que a formação superior dos recursos humanos requer uma sofisticação crescente das técnicas e das metodologias de gestão.

O curso de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos tem a duração de quatro (4) semestres correspondendo a acumulação de 120 créditos. Na UCM, uma unidade de crédito académico corresponde a vinte e cinco (25) horas de trabalho do estudante, que inclui frequência às aulas teóricas e práticas, estudo individual e de grupo, realização de provas, trabalho de tutoria, entre outros. A distribuição de créditos por unidade curricular obedece o critério de proporcionalidade entre o número de créditos e o volume do trabalho na unidade curricular.

Perfil

No contexto da adequação ao perfil descrito às unidades curriculares, o curso tem por finalidade proporcionar aos mestres em Gestão de Recursos Humanos conteúdos que podem ser aprimorados com a auto-aprendizagem ao longo da vida:

  1. O conhecimento e domínio de técnicas de resolução de problemas de gestão de recursos humanos, em situações novas e não familiares, e contribuindo para que, enquanto gestores de recursos humanos, se tornem agentes de mudança e de reforço do desempenho e do bem-estar organizacional, por um lado, e bem-estar dos recursos humanos, por outro lado.
  2. Conhecimento das literacias formais e não formais e análise crítica das questões de gestão de recursos humanos nos contextos organizacionais em que ocorrem.
  3. Integração de conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos.
  4. Domínio de estratégias no campo do relacionamento interpessoal, no âmbito do trabalho em equipa, motivação e na resolução e gestão de conflitos.
  5. O domínio e o desenvolvimento de competências éticas/deontológicas e de pesquisa em temáticas ligadas a gestão de recursos humanos, aliada a capacidade de comunicar seus conhecimentos, raciocínios, e as suas conclusões, de uma forma clara e sem ambiguidades

Competências

O graduado mestre em Gestão de Recursos Humanos, para solucionar problemas concretos de gestão dos processos, políticas e práticas dos recursos humanos, deve desenvolver as seguintes capacidades:

  1. Responder aos problemas concretos da gestão dos processos, políticas e práticas que envolvem as pessoas nas organizações de forma dinâmica, criativa e proactiva aplicando com mestria os instrumentos e técnicas de gestão de recursos humanos, de desenvolvimento organizacional e de facilitação dos processos de mudança.
  2. Planear, organizar e implementar políticas e práticas sobre qualquer vertente de gestão de recursos humanos e, avaliar a sua eficácia e, cumulativamente, identificar, analisar, interpretar os factores ambientais e avaliar o seu impacto na gestão de recursos humanos.
  3. Conceber, gerir de forma integrada projectos aplicáveis a um todo coerente e consistente com as políticas de gestão dos recursos humanos das organizações, contribuindo para a que tenham colaboradores motivados, competentes e comprometidos com as suas missões.
  4. Agir e ter um comportamento ético, autonomia intelectual e capacidade crítica para articular teorias, métodos e práticas sociais e organizacionais, ou seja, analisar, interpretar e criticar comportamentos individuais ou de grupos em contexto de trabalho e avaliar as suas implicações para os indivíduos e para a organização bem como compreender na generalidade a realidade da gestão de recursos humanos.
  5. Propor, promover e desenvolver autonomamente, de forma rigorosa, sistemática e completa, investigações sobre temáticas de gestão de recursos humanos com o fim de melhorar o desempenho profissional e a qualidade de vida do capital humano dentro das organizações.

Saídas Profissionais

Todas as organizações funcionam com e necessitam de pessoas. E se partimos do pressuposto de que não existe nenhuma organização sem pessoas, pode-se afirmar seguramente que, o mestre em Gestão Recursos Humanos tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo exercer a sua actividade profissional em qualquer instituição, empresa ou organização governamental ou não governamental, nas áreas de:

  • Gestão de Pessoal;
  • Gestão de Relações Laborais;
  • Assessoria de Administração;
  • Gestão de Recrutamento e Seleção;
  • Gestão de Carreiras; Gestão de Desempenho;
  • Mediação de Conflitos Laborais;
  • Gestão Estratégica de Mudança;
  • Formação Profissional e Avaliação de Desempenho.

Plano Curricular

Para completar a parte académica do 2º Ciclo de quatro (4) semestres o estudante deve acumular 120 créditos académicos, dos quais 60 créditos se referem os 10 módulos e os restantes 60 créditos podem ser acumulados tendo em conta a Dissertação para elaboração do Trabalho de Fim de Curso do Mestrado Académico.

Mestrado em Psicopedagogia

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Psicopedagogia

Duração:

1 Ano e Meio


O curso de Mestrado em Psicopedagogia rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.

A especificidade do curso reside na sua orientação para a intervenção psicopedagógica em diversos contextos socio-institucionais, intervenção baseada no estudo aprofundado do funcionamento psicossocial da pessoa humana. 

Perfil

O graduado em Psicopedagogia é um profissional capaz de dar assistência a professores, orientando-os a prevenir e a evitar o fracasso no processo de ensino-aprendizagem.

Ele dedica-se ao assessoramento da instituição escolar, visando assegurar ao profissional as condições necessárias para uma melhor compreensão do complexo processo de ensinar e aprender.

O público alvo do Mestrado em Psicopedagogia são profissionais licenciados em pedagogia, psicologia ou que trabalham em qualquer área da educação.

Competências

Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber, do saber fazer e do saber estar, os mestres devem adquirir, ao longo do curso, as seguintes competências profissionais:

  • Compreender o processo de aprendizagem em todas as etapas do desenvolvimento humano;
  • Conhecer as políticas públicas e a gestão educacional;
  • Conhecer os processos de investigação em psicopedagogia;
  • Saber analisar os factores do fracasso dos alunos;
  • Saber analisar os problemas de aprendizagem com sentido crítico e metodologias adequadas;
  • Saber diagnosticar e encaminhar os problemas de aprendizagem;
  • Ser capaz de assessorar professores no âmbito do processo de ensino-aprendizagem;
  • Ser íntegro e ético.

Saídas Profissionais

O curso de Mestrado em Psicopedagogia habilita o estudante para trabalhar em:

  • Áreas de treinamento, educação contínua e assessoria para contratação de pessoal com necessidades especiais (deficientes);
  • Consultoras psicopedagógicas;
  • Entidades governamentais ou não governamentais, actuando em comissões de planeamento, capacitação e avaliação educativa;
  • Instituições educacionais;
  • Institutos de formação de professores.

Plano Curricular

Para completar a parte académica do 2.º Ciclo de três semestres (Mestrado), o estudante deve acumular 90 créditos académicos, dos quais 60 créditos em disciplinas curriculares e 30 créditos no trabalho de fim do curso (Seminário: Dissertação).