Doutoramento

Doutoramento em Economia

Grau académico:

Doutoramento

Título Profissional:

Doutor em Economia

Duração:

3 Anos


 O Doutoramento em Economia é um programa doutoral de investigação supervisionada, que culmina na apresentação e defesa de uma tese original e especialmente elaborada para o fim da obtenção do grau de doutor, e que deve contribuir para o alargamento das fronteiras do conhecimento na área da economia.

Este visa proporcionar uma formação científica avançada em análise económica. O doutorando em Economia deverá estar apto a desempenhar tarefas de elevada exigência e capaz de se adaptar a novas realidades micro e macroeconómicas.

O doutoramento será um programa da Universidade Católica de Moçambique, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, sendo esta responsável pela componente científico-pedagógica.

Os doutorandos devem seguir um programa estruturado de estudos durante o primeiro ano (correspondente ao curso de doutoramento), sendo os restantes dois anos dedicados à investigação e elaboração da tese.

Com este doutoramento procura-se responder às necessidades de formação de quadros altamente qualificados destinados a organizações privadas empresariais, à carreira de dirigentes da função pública e à investigação aplicada e fundamental em Economia.

Objectivos

Os principais objectivos do Curso de Doutoramento em Economia são:

  • Proporcionar aos doutorandos conhecimentos ao nível da investigação em economia, que lhes permitam conceber, projectar, adaptar e realizar uma investigação significativa, que respeite as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas;
  • Proporcionar aos doutorandos as competências técnicas e transversais que lhes permitam desenhar soluções concretas para problemas reais.
  • Proporcionar aos doutorandos, conhecimentos em áreas específicas da economia, que lhes permitam analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas e promover, em contexto académico, o progresso tecnológico, social ou cultural;
  • Proporcionar aos doutorandos a possibilidade de realizarem investigação em economia de elevada qualidade científica e significativo valor prático, com potencial de divulgação nacional ou internacional em publicações com peer review.

Destinatários

O Curso de Doutoramento em Economia destina-se a todos:

  • Titulares de grau de mestre em Economia;
  • A quem pretenda formação avançada e realizar trabalho de investigação em Economia com vista a exercer funções de elevada qualificação no sector público e no sector privado.
  • Docentes, investigadores, a direcção e gestão de organizações internacionais e nacionais, consultores.

Metodologia

A organização deste programa de doutoramento está dividida em duas partes:

  1. Uma componente lectiva (dois semestres) denominado curso de doutoramento, que compreende a realização de unidades curriculares dirigidas à formação técnica em economia e desenvolvimento de competências de investigação;
  2. A apresentação e defesa de uma tese original (quatro semestres) e especialmente elaborada para o fim da obtenção do grau de doutor.

As unidades curriculares que compõem o curso de doutoramento serão leccionadas em língua portuguesa, podendo, no entanto, os materiais de apoio, como livros e artigos científicos ser na língua inglesa.

O doutoramento em economia visa o desenvolvimento de capacidades e competências de investigação e de disseminação desta.

A tese a desenvolver pelo doutorando deverá ter por objectivo a resolução de uma questão de investigação num das áreas científicas do programa (Economia de Desenvolvimento e de Recursos, Micro-econometria, Macro-econometria, Econometria Financeira e Economia Aplicada a Politicas Publicas).

As questões de investigação serão propostas pelos coordenadores das áreas científicas indo ao encontro dos interesses e preferências dos alunos.

Doutoramento em Filosofia de Estudo de Negócios

Grau académico:

Doutoramento

Título Profissional:

Doutor em Filosofia de Estudo de Negócios

Duração:

3 Anos


O curso de Doutoramento em Filosofia de Estudos Negócios é um curso ministrado pela ZOU – Zimbabwe Open University (Universidade Aberta do Zimbabwe) em parceria com a Universidade Católica de Moçambique.

O curso visa ampliar e aprofundar a busca e/ou conversação entre áreas e perspectivas cobertas pelas linhas de pesquisa da Filosofia em Estudo de Negócios. Essa busca, entre as diversas áreas da Filosofia de Negócios através de linhas de pesquisa, é reforçada pela concepção da estrutura curricular DPHIL – Doutorado da ZOU.

Este curso pretende responder à demanda de profissionais na área de pesquisa em Moçambique e busca responder às exigências de um currículo moderno, que fornece competências técnicas e precisas para o uso de diferentes estratégias em negócios.

Perfil

O Doutorado em Filosofia de Estudos de Negócios da ZOU na UCM é um profissional capaz de Criar uma filosofia em negócios que envolva o uso adequado em gerenciamento de negócios que irá reforçar a consideração constante da filosofia de negócios e estimular a busca constante, consistente e responsável no processo de tomada de decisões ou acções, através da reflexão e o espírito crítico.

Competências

O Doutorado em Filosofia em Estudos de Negócios terá no fim do seu curso competências para ser um formador de opinião com capacidade crítica-reflexiva que permitirá a busca constante de alternativas e soluções frente às demandas do mercado através da pesquisa.

Saídas Profissionais

Conteúdo não disponível - volte em breve.

Plano Curricular

Este curso adopta uma metodologia activa, centrada no estudante, com destaque para o Problem Based Learning, para os Workshops, de forma a que o estudante, em grupos reduzidos e acompanhado pelos docentes, desenvolva as suas habilidades e aprofunde os seus conhecimentos na sua área de pesquisa.

Doutoramento em Humanidades Ciências Politica: Governação e Relações Internacionais

Grau académico:

Doutoramento

Título Profissional:

Doutor em Humanidades, Ciências Politica: Governação e Relações Internacionais

Duração:

3 Anos


Ambos os Cursos, Doutoramento em CPRI e Humanidades, iniciaram no ano académico de 2017.

A primeira edição iniciou com 56 estudantes, no curso CPRI 21 estudantes e Humanidades com 35.

A cerimónia de abertura dos doutoramentos teve lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Políticas da UCM, em Quelimane com aula de sapiência do Professor D. Anor. Coordenador do Curso Professor Doutor Alfândega Manjoro.

Em 2019, estão abertas as inscrições para segunda edição do Doutoramento em Ciências Políticas.

As aulas dos cursos acima citados, decorrem nas instalações da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Católica de Moçambique em salas climatizadas e confortáveis.