Mestrado em Administração Pública

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Administração Pública

Duração:

1 Ano e Meio


Perfil

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Competências

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Saídas Profissionais

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Plano Curricular

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Mestrado em Gestão e Administração Educacional

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre  em Gestão e Administração Educacional

Duração:

1 Ano e meio


O curso de Mestrado em Gestão e Administração Educacional rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.

O curso visa desenvolver uma consciência analítica e crítica dos sistemas educativos, com vista ao reforço das capacidades de avaliação das dinâmicas organizacionais, das práticas educativas e do funcionamento dos contextos pedagógicos e administrativos do processo de ensino aprendizagem, bem como da optimização dos meios e recursos educativos próprios e da rede comunitária.

Pretende ainda promover e formar gestores que assegurem e dêem continuidade às políticas educacionais em Moçambique.

O Curso visa, igualmente, incentivar a investigação teórica e aplicada à gestão e administração educacional.

Perfil

O graduado em Gestão e Administração Educacional é um profissional capaz de:

  • Gerir e administrar as instituições educacionais, nos contextos pedagógicos modernos;
  • Facultar o conhecimento, teórico e prático, requerido para o desempenho das funções de gestor e administrador educacional;
  • Incrementar uma atitude crítica e ética;
  • Identificar e promover o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, aplicadas à educação;
  • Pesquisar na área da sua especialização.

Competências

Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber, do saber fazer e do saber estar, os mestres devem adquirir, ao longo do curso, as seguintes competências profissionais:

  • Conhecer a psicossociologia das organizações;
  • Conhecer as políticas públicas e a gestão educacional;
  • Conhecer as teorias contemporâneas da educação;
  • Saber desenhar currículos;
  • Saber gerir com qualidade as instituições educativas;
  • Saber gerir recursos humanos e administrativos;
  • Saber gerir, monitorar e avalia projectos educacionais;
  • Saber organizar trabalhos pedagógicos;
  • Saber supervisionar e inspeccionar instituições educativas;
  • Saber utilizar métodos adequados para uma boa investigação;
  • Ser um gestor íntegro e ético.

Saídas Profissionais

O curso de Mestrado em Gestão e Administração Educacional habilita o estudante para as áreas profissionais de:

  • Gestão de instituições educacionais públicas e privadas;
  • Supervisão e inspecção educacional;
  • Gestão de recursos humanos e administrativos;
  • Concepção e desenvolvimento de currículos escolares;
  • Pesquisa científica.

Plano Curricular

O Plano curricular do Mestrado em Gestão e Administração Educacional apresenta a seguinte estrutura:

Para completar a parte académica do 2.º Ciclo de três semestres (Mestrado), o estudante deve acumular 90 créditos académicos, dos quais 60 créditos em disciplinas curriculares e 30 créditos no trabalho de fim do curso (Seminário: Dissertação).

Mestrado em Psicopedagogia

Grau académico:

Mestrado

Título Profissional:

Mestre em Psicopedagogia

Duração:

1 Ano e Meio


O curso de Mestrado em Psicopedagogia rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.

A especificidade do curso reside na sua orientação para a intervenção psicopedagógica em diversos contextos socio-institucionais, intervenção baseada no estudo aprofundado do funcionamento psicossocial da pessoa humana. 

Perfil

O graduado em Psicopedagogia é um profissional capaz de dar assistência a professores, orientando-os a prevenir e a evitar o fracasso no processo de ensino-aprendizagem.

Ele dedica-se ao assessoramento da instituição escolar, visando assegurar ao profissional as condições necessárias para uma melhor compreensão do complexo processo de ensinar e aprender.

O público alvo do Mestrado em Psicopedagogia são profissionais licenciados em pedagogia, psicologia ou que trabalham em qualquer área da educação.

Competências

Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber, do saber fazer e do saber estar, os mestres devem adquirir, ao longo do curso, as seguintes competências profissionais:

  • Compreender o processo de aprendizagem em todas as etapas do desenvolvimento humano;
  • Conhecer as políticas públicas e a gestão educacional;
  • Conhecer os processos de investigação em psicopedagogia;
  • Saber analisar os factores do fracasso dos alunos;
  • Saber analisar os problemas de aprendizagem com sentido crítico e metodologias adequadas;
  • Saber diagnosticar e encaminhar os problemas de aprendizagem;
  • Ser capaz de assessorar professores no âmbito do processo de ensino-aprendizagem;
  • Ser íntegro e ético.

Saídas Profissionais

O curso de Mestrado em Psicopedagogia habilita o estudante para trabalhar em:

  • Áreas de treinamento, educação contínua e assessoria para contratação de pessoal com necessidades especiais (deficientes);
  • Consultoras psicopedagógicas;
  • Entidades governamentais ou não governamentais, actuando em comissões de planeamento, capacitação e avaliação educativa;
  • Instituições educacionais;
  • Institutos de formação de professores.

Plano Curricular

Para completar a parte académica do 2.º Ciclo de três semestres (Mestrado), o estudante deve acumular 90 créditos académicos, dos quais 60 créditos em disciplinas curriculares e 30 créditos no trabalho de fim do curso (Seminário: Dissertação).