A Extensão da Universidade Católica de Moçambique (UCM) no Gurué, promoveu no dia 14 de Setembro de 2020 uma capacitação sobre a plataformas digitais destinadas aos docentes a tempo inteiro e parcial, no âmbito do processo de retoma as aulas presenciais.

Na abertura da capacitação, a Directora Adjunta Pedagógica, Mestre Mércia João enfatizou sobre a importância da capacitação para o processo de ensino e aprendizagem no novo normal. Explicou aos participantes que as aulas irão decorrer com recurso a triangulação de modalidades, nomeadamente: aulas presenciais, aulas na plataforma moodle e no Microsoft Teams.

A capacitação foi ministrada pelo Coordenador das Tecnologias Educativas da Extensão de Gurué, Dr. João Pinho. A mesma teve como objectivo capacitar os docentes no uso de plataformas digitais, como a Microsoft Teams e Moodle, por forma a muni-los de ferramentas necessárias e garantir que as aulas decorram com a qualidade desejada no contexto do novo normal.

A Extensão de Gurué prepara-se desta forma para regressar as aulas presenciais no dia 21 de Setembro de 2020, que irá numa primeira fase, abranger os estudantes do 4º Ano, sendo que a segunda fase, a partir de 01 de Outubro abrangerá os restantes anos.

O Dr. João Pinho, falando momentos depois do término da formação, sublinhou que as capacitações sobre as plataformas online utilizadas na Extensão serão contínuas, sendo assim, cada docente e estudante que tiver dificuldades no uso das mesmas poderá contactar o Departamento de Tecnologias Educativas que estará disponível para dar suporte necessário.

No final, os participantes enalteceram que a iniciativa serviu para aprimorar os conhecimentos em relação as plataformas, mais especificamente a Microsoft Teams que haviam usado apenas para o processo de defesas e reuniões com a Direcção, e não na perspectiva de realização das aulas.

Por: João Pinho - RP