O Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique Professor Doutor Padre Filipe Sungo, visitou a Faculdade de Gestão de Turismo e Informática da Universidade Católica de Moçambique em Pemba, nos dias 8 e 9 de Julho do corrente ano com o objetivo de ser solidário com os funcionários da Faculdade supra citada e para com o Bispo da Diocese de Pemba, no âmbito das adversidades que a província vive.

No primeiro dia da visita, o Magnifico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, reuniu-se com os membros de Direção da FGTI-UCM, Professora Doutora Bianca Gerente (Diretora), Dr. Domingos Rhongo (Diretor Adjunto Pedagógico), Dr. António Salião (Administrador da Faculdade) e Pe. Valeriano Perezo (Assistente Espiritual), com o intuito de se inteirar das atividades que estão a ser levadas a cabo no âmbito da pandemia, do regresso as aulas, e da instabilidade que se faz sentir na província.

De seguida teve um encontro com o representante da plataforma MAKOBO em Pemba, que é uma plataforma colaborativa com a missão de prover e fomentar serviços que visem a promoção do bem-estar social de grupos menos favorecidos, através de ações de responsabilização individual e corporativa, que, realizadas de forma continuada, efetiva, planeada e sustentada, contribuam para o desenvolvimento social, cultural e económico do País.

No segundo dia o Magnifico Reitor visitou as Instalações da Faculdade onde passou pelo Laboratório de Línguas, Laboratório de SIG, Gabinete do Conselheiro Médico, salas de aulas e Biblioteca para analisar as condições existentes nesses sectores tendo em conta a questão do regresso as aulas, e o mesmo, mostrou-se satisfeito com o que viu.

Após a visita reuniu-se com os Coordenadores dos sectores existentes naquela unidade básica por duas horas para demostrar a sua solidariedade, afecto, e preocupação para com os mesmos, e encorajá-los diante da situação de insegurança e da pandemia que se vive na província. Na mesma ocasião apelou para que os Coordenadores fossem criativos diante da situação da pandemia buscando soluções com base na ciência e na tecnologia e que desenvolvessem o espírito de pertença para o melhor crescimento da Universidade, encorajou também aos docentes a primarem pela pesquisa cada vez mais.

Terminou apelando a todos para que fossem humildes e que tivessem mais amor ao próximo, e acima de tudo que não se esquecessem dos princípios da UCM, mencionou também a observância da transparência e comunicação para o bom andamento da Instituição, e encorajou a Faculdade, afirmando que estão juntos na luta contra os problemas enfrentados pela Província. A Diretora da Faculdade Professora Doutora Bianca Gerente tomou a palavra agradecendo ao Magnifico Reitor pela visita e pela presença de todos. Para encerrar, o Magnifico Reitor proferiu uma oração e posteriormente teve um encontro de balanço com os membros de Direção da FGTI para abordar sobre os pontos apresentados e observados durante a visita.

Por: Catija Bhikha, Josefina Lourenço

Fotos: Edson Tomé