Desde o dia 11 de Julho de 2020 a Extensão de Nacala (EN) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) conta com uma máquina de lavagem das mãos, o que vem enriquecer as medidas observadas pela EN que visam prevenir a infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) e reduzir o risco da sua propagação.

Dado o aumento diário de casos de Covid-19 em Moçambique, em particular na província de Nampula, e tendo em conta um possível retorno às aulas, esta constitui uma das medidas preventivas que a EN adoptou para evitar a propagação da infecção pelo vírus causador do Covid-19.

A aquisição desta máquina é vista como um investimento inovador e de grande relevância, olhando para o contexto que nos encontramos, uma vez que permite a higienização das mãos dos utentes sem que haja contacto manual com o objecto. O manuseamento da máquina é feito através de dois pedais: um usado para extrair a água e o outro para retirar o sabão em líquido. A máquina encontra-se acomodada nas instalações da EN e disponível para os seus funcionários, estudantes e demais utentes.

O principal objectivo desta aquisição é fortalecer as medidas de combate ao Covid-19 existentes na EN. Associam-se a esta medida outras tais como: medição da temperatura corporal; distanciamento social e uso obrigatório de máscaras nas instalações da EN.

Estas medidas são de carácter obrigatório para todos os utentes da EN.

Por:  Aive Dias

Coordenadora de Relações Públicas da Extensão de Nacala-Porto