Está a decorrer a capacitação de docentes sobre uso efectivo das plataformas informáticas na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica de Moçambique na Beira. Esta capacitação que teve início no dia 7 e terminará no dia 15 de Julho do ano corrente.

Trata-se de uma iniciativa da Reitoria da Universidade cujo objectivo visa seguir as orientações dadas pelo Governo na sequência do decreto presencial sobre a Covid 19.

Solomone Romungue, docente desta Instituição e orientador, explicou que é necessário que os docentes aprendam e saibam lidar com estas tecnologias   por forma a lhes facilitar no processo de ensino e aprendizagem a distância, uma vez que a Covid 19 não permite aglomerados de pessoas.

O Prof. Romungue diz ainda que apesar do regresso as aulas, temos que capacitar os nossos docentes, visto que a doença tem ganho proporções alarmante e daí que voltar ao confinamento’’ pode ser uma possibilidade, sendo que precisaremos de continuar o ensino a partir destas plataformas.

Os participantes mostram-se impressionados com a formação e disseram ser oportuna essa iniciativa vinda da reitoria. Celso Canda, um dos participantes, considera ser um desafio a questão do regresso as aulas presenciais no nosso País, alegadamente porque em alguns países da Europa que o fizeram, isto resultou em aumento de casos. Em relação às plataformas entendem que as instituições e o País devem obter os equipamentos necessários para responder a estes anseios.

Canda, disse mais que o importante é que se cumpra com todas as medidas orientadas pelo governo para que o retorno as aulas não seja um foco de contaminação.

A formação teve a duração de uma semana e nela participaram todos os docentes, incluindo os docentes a tempo parcial.

Por: Carlos Chavier, RP FEG