Teve lugar no dia 18 de Dezembro de 2019 na Reitoria da UCM a Oração da Novena de Natal, oração esta que foi presidida pelo Capelão da Região sede da Universidade, o Reverendo Padre José Coutinho Maquita e acompanhado pelo Magnífico Reitor, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo e o Reverendo Frei Hortêncio.

Uma novena é um tipo de oração que a pessoa faz a Deus durante 9 dias consecutivos, pedindo a intercessão particular da Virgem Maria, de um santo padroeiro, dos arcanjos ou dos anjos da guarda. Também é comum rezar as novenas como preparação para as grandes festas litúrgicas, como Natal, Páscoa, Pentecostes, Imaculada Conceição, entre outras.

De salientar que a Novena de Natal é uma proposta da Igreja para nos prepararmos para a chegada daquele que vem para nos dar vida plena e nos garantir a vida eterna. É uma oportunidade única de nos reunirmos para viver a espiritualidade querida por Deus para nossa felicidade e proposta para que nos unamos e nos reunamos mais também, com os nossos familiares, amigos, vizinhos, enfim…. com todos os que caminham connosco, de uma forma ou de outra.

Em meio a tantos enfeites e burburinhos próprios desta época, somos convidados a nos sentarmos perto do presépio e a nos inspirarmos na significação de cada personagem, principalmente, na obediência a Deus por parte de Maria, José e Jesus.

Para os participantes, a oração da Novena, apesar de não ser algo familiar mostrou ser uma boa forma de se preparar para passar com o coração limpo no Natal do Senhor.

A Oração da Novena de Natal na Reitoria foi idealizada pelo Vice-Reitor da Pastoral Universitária e Acção Social, Prof. Doutor Padre Rafael Sapato com os membros do Conselho da Comunidade da Reitoria da UCM como uma inovação no âmbito da caminhada de fé do povo de Deus, uma experiência que se espera ser replicada para as diversas Unidades Básicas da UCM.

Participaram neste acto, o Vice-Reitor para a Administração e Finanças Prof. Doutor Armindo Tambo, Membros de Direcção, Pastoral e Serviços Sociais das Unidades Básicas da Região 1, Convidados, funcionários da Reitoria e alguns dos seus filhos.

Elaborado Por: José Caetano- RP Central  com a colaboração de Aurélio Jumbe e Fernando Chassara.