Teve lugar no passado sábado dia 21 de Setembro de 2019 na Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) em Cuamba, a XVII e VI cerimónia de graduação da FCA e IED- Centro de Recursos de Cuamba respectivamente, onde foram graduados para o mercado de trabalho 137 quadros com graus de Licenciatura e mestrado em diversos cursos.

A celebração Eucarística teve lugar no Salão Paroquial presidida pelo Reverendo Pe. Justus Adeka, Assistente Espiritual da FCA, em representação da sua Excelencia Reverendíssima Dom Atanásio Amisse Canira, Bispo da Diocese de Lichinga. Durante a homilia, o Pe. Justus Adeka disse que a fé e a persistência ajudaram os graduandos a concretizarem os seus sonhos.

No campus da FCA, local onde decorreu a outorga de grau, o Professor Doutor Padre Rafael Sapato, Vice- Reitor da Área da Pastoral Universitária e Acção Social em representação do Magnifico Reitor da UCM Professor Doutor Padre Alberto Ferreira felicitou a todos presentes e aos recém- graduados em especial pelo grau concretizado depois de maus e bons momentos vividos durante a caminhada. “A relevância dos níveis adquiridos perante os anos de formação, devem impulsionar um desenvolvimento comunitário e de hoje em diante serão vistos como espelho na vossa comunidade”  – Disse o Vice- Reitor .

Nos momentos culturais havido na cerimónia, o núcleo Makhalelo Othene, apresentou uma dança tradicional e uma encenação da vida de um estudante que foi humilde enquanto estudava e negou a sua própria Mãe depois de ter emprego como chefe duma Instituição, o que lhe valeu demissão, após a inspecção.

O Dr. Isidro Sacur, em representação do Presidente autárquico de Cuamba, na sua intervenção disse que o ser Doutor, Engenheiro, Mestre, PHD ou Catedrático, não define que temos de humilhar os outros, na verdade não existe nenhum inferior dentro duma sociedade. Para manter a boa higiene num estabelecimento precisamos de servente, assim sendo, precisamos de trabalhar em equipa para a elevação da nossa Instituição e por fim pediu a todos recém- graduados a serem humildes e competentes nos seus locais de trabalho.

José Bernardo Júnior, engenheiro agrónomo, em representação do Administrador do distrito de Cuamba, falou da importância de existir a Faculdade em Cuamba, que sempre tem colaborado com o governo distrital no lançamento de campas agrícolas. “ Isto deixa-nos orgulhosos visto que no nosso país, a agricultura é a fonte de rendimento. Espero que os recém - graduados partilhem com a comunidade onde estão inseridos o que aprenderam durante os quatro anos de formação” – disse o Engº. José Júnior a terminar.

Pe. Justus Adeka, no seu discurso, em representação do Bispo de Lichinga, frisou que este acto é de mera importância, pois os conhecimentos adquiridos perante a formação devem servir como a chave para o desenvolvimento do país.

A cerimónia contou com a presença do Vice- Reitor da área PastoralAcção Social, Professor Doutor Padre RafaelSapato, membros de governo distrital, Municipal, Instituições Publicas e Privadas, Estudantes, Docentes, CTA, Membros da Direção da FCA e do IED bem como familiares dos graduados e convidados.

A parte final da cerimónia culminou com a sessão de fotos.

Elaborado por: Belito Oliveira – Relações Publicas