A Faculdade de Engenharia (FENG) e o Instituto de Educação à Distância (IED) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) graduaram no dia 14 de Setembro de 2019 na Cidade de Chimoio 288 finalistas dos quais, 265 do nível de Licenciatura e 22 para o nível de Mestrado, sendo 148 homens e 140 mulheres.

A solene cerimónia de graduação, foi antecedida por uma celebração eucarística no pavilhão da Liga Muçulmana, presidia por sua Reverendíssima Dom João Carlos, Bispo de Chimoio e animada pela Pastoral Universitária, pelos estudantes de Licenciatura e Mestrados, Seminaristas do Seminário Propedêutico Santo António e jovens da Paróquia de São Mateus.

Já na segunda parte e dando início a cerimónia de outorga do Grau, o Magnifico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Prof. Doutor Padre Alberto Ferreira, desejou as boas vindas e enalteceu a presença de todos na efeméride.

Dirigindo-se aos graduandos, o Magnífico Reitor deixou ficar a sua satisfação em nome da UCM pelo esforço, dedicação e empenho dos graduandos, tendo dito que "O grau académico, que recebereis, nesta data, constitui prova de que estais prontos para os novos desafios no campo profissional”.

Por sua vez os graduados, na sua mensagem, deixaram ficar o profundo sentimento de gratidão e emoção pelo grau outorgado e pediram a Universidade Católica de Moçambique a continuar a criar condições para que o processo de ensino e aprendizagem continue sendo de uma qualidade superior e um pilar válido para a resolução dos problemas do Moçambique real.

O presidente do Conselho Autárquico de Chimoio, João Gomes Ferreira, disse enaltecendo os esforços que a UCM tem vindo a fazer na formação de quadros para o desenvolvimento da autarquia que "a cidade de Chimoio está a crescer e a se tornar uma referência”. Realçou afirmando que, o presidente do Conselho Autárquico é fruto da UCM. “Fui formado na UCM em Engenharia Civil, além de ter a licenciatura em Administração Pública e um mestrado em Gestão e Administração de Negócios, todos pela UCM”- Disse João Ferreira a terminar.

No seu discurso, a sua Excia Manuela Joaquim Rebelo, Governadora interina da Província de Manica dirigindo-se aos graduados disse que esta graduação em áreas diversificadas é essencial para o nosso desenvolvimento, integra o Plano Quinquenal do Governo 2015-2019, no que tange a acção prioritária de promover o acesso ao ensino superior e técnico profissional de qualidade, o que irá contribuir sobremaneira para a redução do défice de quadros com qualificações académicas e profissionais, capazes de impulsionar o combate à pobreza em que a nossa província se encontra.

Para terminar o seu discurso, a Governadora interina reiterou que, a realização satisfatória desta cerimónia foi possível graças ao empenho e dedicação de vários intervenientes do processo de ensino-aprendizagem, por isso, saudamos particularmente o Colectivo de Direcção desta instituição, os docentes, o Corpo Técnico-Administrativo e outros funcionários.

Foram premiados 04 (quatro) estudantes que se destacaram ao logo do percurso académico, os quais, tiveram prémios dos parceiros da Unidade Básica, nomeadamente: Millennium BIM, MONFER Limitada, Tipografia, Livraria e Papelária Hammed.

Presenciaram ao evento o Senhor Bispo de Chimoio, a Governadora interina da Província de Manica, o Director Provincial da Ciência e Técnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Manica Norbeto Mucave, membros da Direcção da Faculdade de Engenharia e do Instituto de Educação à Distância, presidente do Conselho Autárquico de Chimoio, Representantes de diversas confissões Religiosas, individualidades da sociedade Cívil, Parceiros e Instituições de Ensino superior da Cidade de Chimoio, Funcionários, Convidados, Parceiros, amigos e familiares dos graduados.

Para terminar Dom João Carlos apelou aos graduados para que sejam felizes no exercício da sua missão e deu a Benção final marcando assim o fim da cerimónia.

Relações Públicas – Fibion Sithole