A Extensão da Universidade Católica de Moçambique (UCM) em Nacala-Porto realizou no passado dia 28 de Agosto do corrente ano, a celebração do dia do Padroeiro da UCM, Santo Agostinho. O evento teve início com a celebração eucarística na Sé Catedral de Nacala, presidida pelo Reverendo Padre Inácio Lucas, Vigário da Diocese de Nacala e concelebrada pelo Assistente Espiritual da Extensão, o Reverendo Padre Cipriano.

O lema do presente ano para a celebração do dia do Padroeiro da Universidade foi A Estrutura Hierárquica da Igreja e da Universidade tendo como palestrante o Reverendo Padre Inácio Lucas.

O Director da Extensão Dr. Luís Francisco Bofana, no seu discurso de abertura, enalteceu a presença massiva dos estudantes e docentes e frisou que o tema proposto pela Vice-Reitoria da Pastoral Universitária e Acção Social, era de extrema importância para toda comunidade académica uma vez que todos sairemos da palestra com um certo conhecimento relativo a estrutura da Igreja Católica bem como da Universidade Católica.

Já o Reverendo Padre Inácio, que foi o palestrante, na sua apresentação, falou dos vários aspectos sobre a Igreja Católica, desde a hierarquia do Governo máximo da Igreja Católica (o Estado do Vaticano), as subdivisões das Províncias Eclesiásticas de Moçambique que eram constituídas por três, nomeadamente a Província Eclesiástica da Beira, de Maputo e de Nampula e, entre outros aspectos. No que concerne a estrutura da UCM, o Reverendo Padre falou da hierarquia da UCM, das composições dos órgãos de gestão e recomendou aos convidados para lerem o Decreto lei 43/95 de 14 de Setembro que aprova os Estatutos da UCM onde encontrarão mais detalhes atinentes a UCM.

Passado o momento da apresentação da palestra, seguiu-se com o momento do debate, culminando deste modo com o esclarecimento de dúvidas provindas da palestra dada.

No final, passou-se para o momento de confraternização onde foi procedido o corte de bolo e um brinde alusivo ao dia do Padroeiro da Universidade Católica de Moçambique.

Estiveram presentes no evento, os membros de Direcção da Extensão de Nacala, o Assistente Espiritual, estudantes, docentes e o corpo técnico administrativo.

Elaborado por. Aive Dias-RP

Mussa Chaimussa- Assistente do Capelão