O Instituto de Educação à Distância da Universidade Católica de Moçambique, realizou entre os dias 12 e 30 de agosto do corrente ano a formação em “Certificado B” dirigido a vinte e três (23) professores do Instituto Industrial e Comercial da Beira. Fizeram parte da equipa de formadores os seguintes membros: Domingos Neto João Joaquim coodenador do curso de Matemática, Eugênia Joaquim Meque, Asiistente de Gestăo Anbiemtal, José Olímpio Dombe cooderador do curso de Geografia, Mela Pedro João Ferrão coodenadora de Quimica  e Vilma Francisco Manuel coordenadora dos cursos de Mestrados.

A formação teve como objectivo, formar os professores do Instituto Industrial e Comercial da Beira em certificado B de modo a responder a exigência do Ministério da Ciência e tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional no âmbito da reforma da Educação profissional, na introdução das Novas Qualificações para o Ensino Técnico Profissional, em cumprimento ao preceituado pela Reforma da Educação Profissional em curso no país. A Lei no. 6/2016, de 16 de Junho, Lei da Educação Profissional, orienta a introdução da formação Baseada em Padrões de Competências à todas as instituições provedoras de formação técnica e profissional em exercício no país.

A Formação teve três módulos de indução, nomeadamente: Currículo baseado em competências (CBC), Metodologia de Ensino e Didactica Vocacional (MEDV) e Avaliar Competências (AC).  A abertura da formação foi precedida de uma oração pelo capelão da Região 1 Padre Coutinho Maquita, seguido de um discurso proferido pelo Director do Instituto de Educação a Distância, Professor Lino Marques Samuel. Estiveram presentes o Director Adjunto Pedagógico do Instituto de Educação a Distância Dr. Heitor Simão Mafanela Simão, os Professores Helénio Nuaila, Paula Peru e David Bande do Instituto Dom Bosco que fizeram o seguimento aos formadores da Universidade Católica de Moçambique.

A formação  foi configurada  na plataforma Moodle  e foi dada  em sessões Presenciais e online, o que fez com que tivessem conhecimentos básicos do uso da plataforma de modo a facilitar a interação no fórum e submissão das actividades, bem como as sessões síncronas que decorreram na Webex.

Finda a formação, no discurso de encerramento, os formandos manifestaram a sua satisfação e a aprendizagem da nova abordagem didactica nessas três semanas e afirmaram estar preparados para encarar os novos desafios do ensino técnico profissional. De igual modo os formadores sentiram-se satisfeitos por alcançar os resultados esperados por parte dos formandos.

O director do Instituto Industrial e Comercial da Beira, Dr. Rogério António Duarte no seu discurso manifestou a sua satisfação pelo acolhimento dos seus professores na UCM e agradeceu pela colaboração de todos durante a formação e conta com a parceria da mesma para dar continuidade neste processo de certificação dos cursos.    Por fim o Director do IED encerrou a formação dizendo que as portas do IED estão abertas para continuar a colaborar com o Instituto Industrial e Comercial da Beira, Frisou ainda que assim que o processo de acreditação para ministrar o Certificado “B” for autenticado pela Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP), as portas estarão abertas para estes e outros Institutos médios, escolas profissionais e básicas e centros de formação públicos ou privados que necessitem da formação em Certificado B.