Como forma de promover a saúde na Comunidade, a Faculdade de Ciências de Saúde (FCS) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) na cidade da Beira, realizou no passado dia 17 de Agosto de 2019 a 13ª Edição de Festival de Saúde com o lema “ADOPTANDO HÁBITOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL”.

O evento iniciou com uma marcha partindo da praça dos Professores (rotunda do Chipangara) até ao campo da Faculdade no Palmeiras II onde se seguiram varias actividades programadas para o dia tais como: ginástica aeróbica, futebol de salão, basquetebol, voleibol e teatro.

O Festival acontece todos os anos no período do inicio do segundo semestre como actividade curricular do 4º ano do curso de Medicina Geral, criando também oportunidade para a participação dos estudantes dos outros cursos.

A comunidade que aderiu ao evento teve a oportunidade de usufruir de serviços de saúde ali disponibilizados como: antropométricas, tensão arterial, índice de massa corporal, testagem de HIV, glicemia, saúde metal (toxicodependência).  E aconselhamentos nas áreas de nutrição, saneamento do meio, automedicação, higiene individual, saúde pessoal e reprodutiva, entre outros.

Participaram também como expositores a Autoridade tributária, Banco de Sangue e a telefonia móvel Movitel onde ofereceram aos presentes os seus serviços e produtos e o público presente se mostrou satisfeito e apelou a UCM-FCS que eventos de género fossem organizados pelo menos duas vezes ao ano.

Estiveram presentes no festival a comunidade académica da UCM, comunidade circunvizinha e o público em geral.

Matilde de Assunção Arnaça (Relações Públicas)

Saugineta Cuinhane (Assistente da Ação Social)