Alusivo ao dia Internacional do Doente assinalado no passado dia 11 de Fevereiro, a Região 1 da Universidade Católica de Moçambique (UCM) na Beira, organizou no dia 23 de Fevereiro uma visita ao Centro de Acolhimento de Idosos em Nhangau, arredores da cidade da Beira. A mesma tinha como finalidade proporcionar um dia descontraído de diversão, alegria, carisma e dar assistência médica e psicológica aos utentes daquele centro, num ambiente acolhedor e de muito amor.

As actividades iniciaram com uma oração proferida pelo Pe. José Coutinho Maquita, capelão da região, seguido do discurso da Directora Regional Prof. Doutora Natália Bolacha, onde explicou aos idosos a preocupação da comunidade académica em transmitir um pouco de amor e carinho aos idosos porque alguns destes foram abandonados pelos seus familiares.

Os colaboradores da UCM dividiram-se em grupos de três para exercer algumas actividades durante a visita, como: limpeza nos dormitórios, balneários e pátio, lavagem de roupas dos idosos, enquanto que os enfermeiros e psicólogos davam assistências médica e psicológica.

Após o término das actividades, a comunidade da Região ofereceu alguns donativos como: quites de higiene individual, vestuários e por fim um lanche para todos idosos ali presentes, os quais agradeceram com cânticos e danças.

A Directora do Centro de Acolhimento, Maria Paula Bonifácio Almoço, agradeceu pelo apoio incondicional que a UCM tem prestado aos idosos. E para finalizar o Capelão fez a oração de encerramento.

Estiveram presentes nesta visita a Directora da região 1 da UCM, Prof. Doutora Natália Bolacha, Capelão, Padre José Coutinho Maquita, o Director do Centro de Ensino a Distância, Dr. Lino Marques, funcionários e estudantes da UCM e Enfermeiros.

Por: Saugineta Cuinhane

Matilde Arnaça