Universidade Católica de Moçambique (UCM) através da Faculdade de Educação e Comunicação (FEC) em Nampula realizou nos dias 29 e 30 de Julho de 2019 as primeiras defesas de tese de doutoramento em Ciências da Comunicação.

Com este grau de Doutor a Universidade Católica de Moçambique atinge um patamar de destaque entre as diferentes Universidades situadas em todo o território nacional.

Foram as defesas João Saltiel com o tema: O contributo do marketing relacional na percepção de geração de valor na decisão de compra de uma marca – Estudo de caso: a cerveja 2M da Empresa Cervejas de Moçambique; Nelson Chacha com o tema: Atendimento ao cliente como factor dinamizador do marketing de relacionamento na MCEL;

Sofia Vasco com o tema: A percepção do impacto social da marca como um factor de decisão de compra – Estudo de Caso: Marca IKURU na Cidade de Pemba – Cabo Delgado; Abdul Gafar com o tema: A comunicação interna como estratégia de identidade e cultura das organizações, caso da Direcção Executiva CFM – Norte.

Após as defesas os recém-doutorados comprometeram-se em tudo fazer para responderem as demandas do mercado num país em via de desenvolvimento. João Saltiel um dos recém doutores disse que se as empresas conseguissem trabalhar nas cinco dimensões da marca os produtos teriam maior preferência, por isso, convidou aos empresários a desenvolverem a cultura de ter em seu quadro, profissionais capazes de desenvolver estratégias que visam o alcance dos objectivos da empresa

Aos Doutores, o Magnifico Reitor da UCM Prof. Doutor Padre Alberto Ferreira desafiou a desenvolverem soluções para os problemas encontrados no mercado e disse ainda que a Universidade tem como foco aprimorar a qualidade de ensino que já existe. Por isso, para os próximos anos a meta da Universidade será ter apenas Professores Doutores a lecionarem.

Importa referir que os doutores foram avaliados por 7 Professores Doutores entre eles Moçambicanos e Portugueses que parabenizaram aos mais novos Doutores pelo objectivo atingido. O evento foi público.

Por: Genice Dias

Fotografia: Gelácio Rapieque