Realizou-se no passado dia 29 de Junho de 2019, na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática da Universidade Católica de Moçambique uma formação sobre Higiene e Segurança no Trabalho para os membros da Comissão de Higiene e Segurança no Trabalho da Faculdade supracitada.

A formação pretendia consciencializar sobre os riscos ocupacionais e transferir metodologias de gestão de riscos e acidentes ocupacionais, assim como, treinar e assessorar os membros desta Comissão, bem como responsáveis de alguns Departamentos em matérias de Higiene e Segurança no Trabalho.

As notas de boas vindas foram proferidas pela Sra. Diretora da FGTI, Professora Doutora Bianca Gerente, seguida da apresentação dos participantes da mesma. A formação foi ministrada pelo Dr. Venâncio Banze, Especialista em Higiene e Segurança no Trabalho e Gestão de Emergências, pelo Dr. Alves Lampeão Júnior, Diretor do Projeto: Especialista de Investimentos e pelo Dr. Cristiano Silvério, Médico Conselheiro em Gestão do Tratamento Diretamente Observado (TDO).

Durante a formação, foram abordados temas como: Higiene e Segurança no Trabalho, Avaliação, Análise e Gestão de Riscos nas Operações e Sistema de Gestão de Higiene e Segurança no Trabalho.

No final, os formadores agradeceram o empenho de todos na formação, ficando igualmente agendada para breve a segunda fase da formação, que compete a parte prática.

 

Texto: Catija Bhikha

Fotos: Edson Tomé