No dia 13 de Março de 2020, na Sala Magna Nossa Senhora de África, da Faculdade de Direito decorreu a primeira cerimónia oficial de tomada de posse de um Director da Faculdade de Direito (FADIR) da Universidade Católica de Moçambique (UCM), desde 1996, ano da sua inauguração. A cerimónia foi presidida pelo Prof. Doutor Padre Filipe Sungo, Magnífico Reitor da UCM.

Estavam presentes os docentes, o Corpo Técnico Administrativo (CTA) da Faculdades e outros convidados, como testemunhas deste evento. O Capelão das 3 UB’s em Nampula, Pe. António Martinho Canera fez a oração de abertura, e depois da leitura da Biografia e do Despacho de nomeação do novo Director, o Dr. Zacarias Filipe Zinocacassa fez o juramento em desempenhar as suas funções com lealdade, assumindo o desafio com sentido ético e de responsabilidade.

Lembramos que, o Dr. Zacarias Filipe Zinocacassa é o quinto director da Faculdade de Direito depois de 13 anos de gestão do seu predecessor Padre Fernão Massena, conforme segue a lista das sucessões: Dra. Líbia Patrícia Pérez (1996-1999), Dr. Alfredo Garcia (2000-2003), Prof. Cornélio de Moor (2003-2006) e Prof. Dr. Pe. Fernão Magalhães Raúl Massena (2007-2020).

Depois do acto simbólico da entrega da chave, o Director cessante, Prof. Dr. Pe. Fernão Massena agradeceu a todos os colaboradores da FADIR pelo desempenho e à UCM pela oportunidade que lhe foi concedida para gerir a Faculdade de Direito desde 2007. Finalmente pedir perdão pelos erros cometidos durante o período de sua gestão.

O Director eleito agradeceu à UCM pela confiança agora depositada para gerir a Faculdade no período de 4 anos e pediu a colaboração, honestidade e profissionalismo de todos os docentes e CTA da Faculdade.

O Prof. Doutor Padre Filipe Sungo, na qualidade de Magnífico Reitor da UCM, que veio fazer o empossamento do novo Director, saudou aos presentes e com tom de sabedoria realçou que a missão da UCM é, sobretudo, formar homens e mulheres no quadro de um projecto integral, nas componentes: científica e técnica, ética, deontológica e religiosa, identificada pelos valores cristãos católicos. Por isso, o novo director assume a missão principal de garantir este projecto de formação marcado pela qualidade.

Aos CTA´s pediu para que pautem pelo respeito mútuo, honestidade, colegialidade e profissionalismo humanizado. Aos docentes, o Magnifico Reitor pediu insistentemente para que a UCM continue a sustentar a qualidade de ensino com a qual ela é conhecida.

Feita a bênção final pelo Capelão, seguiu-se o momento da sessão de fotos que pôs fim a cerimónia da tomada de posso do novo Director da Faculdade de Direito.

Por: Felizberto Rafael - RP – FADIR