O Professor Doutor Fernando Canastra nasceu a 12 de Outubro de 1965, em Almendra, Conselho de Vila Nova de Foz-Côa, Distrito da Guarda (Portugal).

É Doutorado em Ciências da Educação, pela Universidade Aberta (Portugal).

Foi docente no ensino básico e  ensino secundário.

Foi docente do ensino superior, tendo leccionado nas áreas: (a) da pedagogia social, (b) da sociologia da educação, (c) do desenvolvimento curricular (d) e das metodologias de investigação.

Foi, também, formador de tutores virtuais, no âmbito da educação à distância (e-learning).

Foi, ainda, avaliador externo nas instituições do ensino básico e secundário, do ensino público, em Portugal.

É revisor científico em diversas revistas científicas, nas áreas da pedagogia social, na área da educação para saúde e na área das ciências educação.

Em 2011, entrou para a UCM, onde começou por ser docente, na Faculdade de Educação e Comunicação, sendo, posteriormente, nomeado Director do Instituto Integrado de Apoio à Investigação Científica.

Em 2015, foi nomeado Vice-Reitor para área Académica, cargo que exerce até ao momento presente.

Faz parte dos Conselhos Académico, Gestão Financeira, Reitoria e do Conselho Universitário.

O Professor Fernando Canastra é Investigador Principal, na UCM, e ao longo do seu percurso académico publicou (em co-autoria) algumas obras nas áreas da educação e ciências sociais e publicou, também, vários artigos científicos, em diversas revistas nacionais e internacionais.