O Professor Doutor Padre Alberto Ferreira nasceu a 13 de Setembro de 1970, em Nampula, Moçambique. Fez os estudos primários em Chalaua, e os estudos secundários em Micane-Moma, Distrito de Moma (ex-Missão São Miguel Arcanjo de Micane), tendo concluído a 9ª Classe (do antigo Sistema Nacional de Educação) na Escola Secundária de Angoche (ex-Colégio São João de Brito), Distrito de Angoche. Em 1987, entrou para o Seminário Médio Interdiocesano de São Carlos Lwanga, Arquidiocese de Nampula, onde fez os estudos médios, tendo, em seguida,  ingressado no Seminário Maior de Santo Agostinho, cidade da Matola, para o triénio de estudos filosóficos. Terminou o quadriénio de estudos teológicos no Seminário Maior de São Pio X, cidade de Maputo, em 1995. Foi ordenado sacerdote a 30 de Junho de 1996, na Sé Catedral de Nampula, por Dom Manuel Vieira Pinto, então, Arcebispo da Diocese de Nampula. Trabalhou, enquanto sacerdote recém-ordenado, nas Paróquias de Malema, Mutuáli e Nataléia, em Nampula. Em 1998, seguiu para Roma (Itália), onde fez a Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Urbaniana, tendo, em 2003, terminado o Doutoramento em Filosofia pela mesma Universidade. Fez, igualmente, o curso de Formação para Formadores, tendo obtido o Diploma e, a seguir, a Licenciatura em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália), Em 2010, fez estudos de Pós-Graduação em Ciência Política, Governação e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

De 2006 ao presente momento, exerce o cargo de Reitor da Universidade Católica de Moçambique. De 2012 a 2013 foi Presidente do Conselho de Reitores de Moçambique. De 2006 a 2017 foi membro do Conselho de Reitores, Membro do Conselho de Ensino Superior e Membro do Conselho Nacional de Ensino Superior em Moçambique. De 2002 a 2005 foi Colaborador Paroquial da Paróquia de Santo Estêvão Protomártir, Diocese de Roma e de 1997 a 1998 foi Membro do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral da Arquidiocese de Nampula, Pároco “in solidum” no Santuário Maria Mãe do Redentor e na Paróquia de Meconta (Distrito de Meconta) e na Paróquia de São João de Brito (Distrito de Muecate), da Arquidiocese de Nampula