Sob o lema “Segurança Cibernética: Desafios e Perspetivas para Moçambique na era digital”, decorreu na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática (FGTI), da Universidade Católica de Moçambique, no dia 11 de Agosto do ano em curso a Xa Edição das Jornadas Científicas.
A cerimónia da abertura do evento foi antecedida por uma oração dirigida pelo Assistente Espiritual da Faculdade, o Padre Valeriano Perezzo e contou com a participação dos membros de direção, o Vice-Reitor para área Académica, Professor Doutor Nelson Amade (que participava de forma remota), Membros do governo provincial e toda a Comunidade académica. Durante o evento houve espaço para exposição, onde algumas empresas como a Vodacom, Tmcel, o SERNIC, incluindo o Laboratório movel da FGTI e apresentação da gastronomia local.
Na sua intervenção, a Directora da Faculdade, Professora Doutora Bianca Gerente, saudou os participantes e alertou sobre a necessidade de se dar um olhar especial ao lema, pois, os ataques cibernéticos constituem uma ameaça no dia-dia das instituições e da sociedade no geral. De seguida, convidou o Vice-Reitor para a área Académica, Professor Doutor Nelson Amade, para o seu discurso de abertura do evento.
O Responsável pela área académica da UCM, para além de agradecer os participantes, disse no seu discurso que a realização das jornadas científicas, representa o cumprimento de uma das missões que a Faculdade de Gestão de Turismo e Informática tem como Instituição de Ensino Superior, acrescentando que a Universidade Católica de Moçambique reconhece o dever de fortalecer o Ensino, a Investigação e Extensão, para construção de uma sociedade digna. Ainda nesta senda, o Vice-Reitor, citando o Papa Francisco, recordou que não se pode ficar indiferente perante este mal que é consequência da globalização e que a indiferença é a pior das atitudes.
O evento decorreu em três salas e painéis diferentes. A Conferência principal foi aconteceu na Sala Magna da Faculdade pelo Director Adjunto Pedagógico da Faculdade, Mestre Domingos Rhongo e teve como tema: (Re)significar e (re)direcionar a questão da segurança cibernética em Moçambique: contribuições para uma sinfonia tecnológica no modelo actual do governo eletrónico. No segundo painel, foram apresentados temas transversais (segurança de software) e no terceiro painel discutiu-se sobre segurança cibernética e instituições de ensino.
Já no final do dia, foi apresentada a síntese do evento, e a entrega dos de diplomas de participação. Na sequência, o Vice-Reitor, Professor Doutor Nelson Amade, proferiu o discurso do encerramento, seguida da bênção final pelo Assistente espiritual.
Por: Leonor Anajambala e Tercílio Natal
Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo




