A Extensão de Gurué da Universidade Católica de Moçambique (UCM) realizou no passado dia em 25 de Agosto de 2023, a Xa Edição das Jornadas Científicas, sob o lema “Contributo das Universidades Moçambicanas face as Mudanças na actual Geopolítica Mundial: Reflexão sobre o Desenvolvimento Político-Económico de Moçambique”. Um evento que decorreu na modalidade virtual.

Para dar início ao evento, o Assistente espiritual da Extensão de Gurué, Padre Diogo Nampede, dirigiu a oração de abertura, onde pediu bênção para que a actividade fosse frutífera, isto é a produção de resultados positivos.

Na sua intervenção para saudação dos participantes, o Director da Extensão, Mestre Aldo De Roberto Covane, sublinhou que as jornadas constituem uma oportunidade para reflectir sobre o contributo da academia no progresso do país.

O Vice-Reitor para Área Académica, Prof. Doutor Nelson Amade, que também participou das Jornadas Científicas, relembrou que o evento representa um convite ao diálogo sobre a construção do futuro do planeta e a necessidade de investir no talento de todos. Na continuidade da sua intervenção, citou o Santo Padre, Papa Francisco, onde referiu que as mudanças exigem um caminho educativo que promova uma nova solidariedade universal e uma sociedade mais acolhedora.

A Administradora do distrito de Gurué, Dra. Elsa Maria Fortes Xavier da Barca, elogiou a escolha do lema da Xa Edição das Jornadas Científicas da Extensão de Gurué, acrescentando que este promove a reflexão sobre valores cívicos e amor à pátria. A governante encorajou a Direcção da Extensão a continuar desenvolvendo e divulgando o conhecimento científico e cultural.

A palestra de abertura, com o tema “Contributo das Universidades Moçambicanas face às Mudanças na Actual Geopolítica Mundial: Reflexão sobre o Desenvolvimento Político-Económico de Moçambique”, foi proferida pelo Mestre Ruben Ulaia e moderada por Mestre Aldo De Roberto Covane.

O palestrante destacou a influência de factores como as tensões entre os EUA e a China, a pandemia da COVID-19 e conflitos regionais, onde Moçambique enfrentou desafios económicos, apesar do crescimento anterior.  É neste capítulo que as universidades moçambicanas desempenham um papel crucial, pois estas através da investigação antecipam tendências e promovem análises críticas. Uma acção que segundo o palestrante, encontra barreiras, devido a interferências políticas que limitam o seu impacto.

O Palestrante recordou que o progresso político-económico do país, depende da remoção deste obstáculo, a interferência política nos trabalhos de investigação levados a cabo pelas universidades.  

As X Jornadas Científicas encerraram com o discurso do Director da Extensão de Gurué, seguido pela bênção final pelo assistente espiritual da Extensão de Gurué.

Por: João Pinho – RP

Revisão: Departamento de Comunicação e protocolo

Noticias Relacionadas