Decorreu entre os dias 01 à 06 de Agosto em Lisboa, a Jornada Mundial da Juventude, um evento que juntou vários jovens Católicos de todo mundo.
A Universidade Católica de Moçambique (UCM) esteve representada no evento por quatro (04) membros, dentre eles o Capelão Mor da Universidade, Professor Doutor Padre Arcanjo Sitimela e três estudantes que representavam os três (03) Centros Regionais da UCM. Os referidos estudantes participaram no ano passado na Jornada Nacional da Juventude em Nampula.
Durante a sua estadia em Lisboa, os representantes da Universidade Católica Moçambique participaram de vários eventos junto com os demais peregrinos, desde a missa de abertura presidida pelo Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, as diferentes catequeses, os vários espetáculos musicais promovidos no âmbito do evento – “Encontros Rise Up”, o encontro com o Papa Francisco na cerimónia de acolhimento, a Via-Sacra, a vigília e a missa do envio presidida pelo Papa.
Momentos que ficarão na história de cada um dos peregrinos, em especial na vida dos jovens estudantes que representaram a comunidade juvenil académica da Universidade Católica de Moçambique.
A estudante Priscila, da Faculdade de Ciências de Saúde partilhou sua experiência, sublinhando que o evento foi um encontro de amizade, espiritualidade e fraternidade. Com forma de replicar o seu aprendizado, a representante da Região Um da UCM, promete que nos encontros de partilha da palavra irá partilhar com os demais o fruto da sua participação na JMJ, para alem dos temas desenvolvidos e que serão aplicados em retiros na sua Faculdade.
Antes da sua ida a Lisboa, os representantes da Universidade Católica de Moçambique, despediram-se dos dirigentes da instituição, cerimónia que teve lugar na Extensão da UCM em Maputo.
Refira-se que a próxima Jornada Mundial da Juventude terá lugar em Seul, na Coreia do Sul em 2027, e antes do anúncio da sede da próxima JMJ, o Santo Padre, Papa Francisco deixou ainda um convite aos jovens de todo o mundo para participarem no Jubileu dos Jovens, que terá lugar em Roma, em 2025: “Espero-vos, em 2025, para celebrarmos juntos o Jubileu dos Jovens”.
Por: Rogério Maduca e Dinea Vanila Matias
Revisão: Paula Mugirima

